Ministério das Comunicações lança programa Norte Conectado

Conteúdo ABERT

Ministro das Comunicações, Fábio Faria (dir.), Ministro do STF, Dias Tofolli (centro), e Vice-presidente, Hamilton Mourão (esq.)| Créditos: ABERT

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, lançou, na terça-feira (1º), o programa Norte Conectado, iniciativa que pretende levar a TV digital e a internet de banda larga à região amazônica. O programa custará R$ 1,4 bilhão e terá nove ramais, conectando os cerca de 10 mil cabos de fibra ótica até a cidade de Tabatinga, no oeste do Amazonas. Estima-se que 9,3 milhões de moradores de seis estados serão beneficiados pela medida. “Com o mesmo recurso, além do acesso à internet, poderemos levar também a tecnologia da TV digital”, defendeu o ministro.

O primeiro trecho, que será iniciado em breve, terá extensão de 650 km e ligará Macapá, capital do Amapá, à cidade paraense de Santarém, passando pelos municípios de Alenquer e Almeirim.

Também estiveram presentes à cerimônia de lançamento, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, o vice-presidente, Hamilton Mourão, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Dias Toffoli, além de ministros e parlamentares.