Anatel reduz impostos de chips para Internet das Coisas

por Lucas Braga | Conteúdo Tecnoblog

Os chips M2M são muito comuns em rastreadores, máquinas de cartão de crédito, soluções de cidades conectadas e outras aplicações de Internet das Coisas (IoT). Eles eram onerados tal qual uma linha de celular convencional, com incidência de ICMS que pode chegar a 18% dependendo do estado. Uma mudança da Anatel passa a enquadrar esse tipo de acesso em outra categoria, que paga menos impostos.

Com a mudança, os chips para IoT passam a pagar apenas ISS, tributado no município de prestação do serviço. Isso é válido somente para dispositivos “que permitem exclusivamente a oferta de Serviços de Valor Adicionado baseado em suas capacidades de comunicação, sensoriamento, atuação, aquisição, armazenamento e/ou processamento de dados”, de forma a atender o Plano Nacional de Internet das Coisas.

Dados de agosto de 2020 mostram que o Brasil tem 10 milhões de acessos M2M. A maior parte dos terminais utiliza tecnologia 2G, com 5,4 milhões de linhas ativas. O 3G aparece em seguida, com 3,7 milhões de chips, enquanto o 4G está longe de ser o protagonista com 755,9 mil de acessos.

Conteúdo completo, aqui.