Call for Proposals do Fórum SBTVD recebe propostas de soluções para a TV 3.0

Conteúdo Fórum SBTVD

Até o dia 30 de novembro de 2020, o Fórum SBTVD receberá propostas de soluções tecnológicas para uma nova geração de TV aberta a ser adotada no país: a TV 3.0.

Um dos requisitos considerados para integrar este padrão é a técnica de “reuso-1”. Considerada um dos pilares da TV 3.0, ela permite a transmissão de programações diferenciadas em cada localidade, usando o mesmo canal físico. Dessa forma, possibilita a transmissão de conteúdos direcionados para cada área, ao mesmo tempo em que otimiza o uso do espectro. Adicionalmente, a técnica do “reuso-1” oferece uma série de vantagens:

Expansão da cobertura utilizando um único canal;

 

Aumento da resiliência e robustez da rede contra interferências;

 

Uso simultâneo e independente dos 37 canais de UHF e 7 canais de VHF em todas as localidades;

 

Cobertura para recepção com antenas internas, que simplificam  a captação do sinal da TV sem que haja necessidade de reapontamento. No futuro, as antenas poderão ser integradas aos televisores, para uma experiência ainda mais “plug and play”.

O projeto prevê incorporar também à TV 3.0 as melhorias já presentes na TV 2.5, que dizem respeito à conexão broadband-broadcast (com o DTV Play), melhor qualidade de vídeo e áudio (HDR e áudio imersivo), alerta de emergência e uma experiência baseada em Apps.

O Call for Proposals está disponível no site do Fórum SBTVD e poderá ser acessado por meio do endereço: https://forumsbtvd.org.br/tv3_0/.