Elemental

Novidades NAB 2017– Parte 2

Como referimos na edição anterior, as mudanças da indústria audiovisual têm sido tão significativas na segunda décadado século XXI que feiras tradicionalmente de equipamento de hardware como a NAB têm se voltado quase inteiramente para soluções de software abertas que brindem aos broadcasters plataformas agnósticas. A edição 2017 da maior feira de tecnologia audiovisual do mundo promete trazer novidades importantes para um mercado cada vez mais convergente e global.Nesta edição apresentamos a segunda parte do resumo de algumas das principais novidades que serão exibidas na NABShow 2017, que se realiza como já é costume no Las Vegas Convention Center, de 24 a 27 de abril de 2017, e que espera superar os 103.012 visitantes chegados de 187 países aos seus cinco pavilhões com mais de 1.800 expositores

por Redação

Elemental

Elemental apresentará a sua linha completa de soluções de vídeo software-defined na NAB 2017.
Vinculada à Amazon Web Services, a companhia promete expor fluxos de trabalho end-to-end e experiências imersivas de realidade virtual em Ultra-HD a quem visitar o seu estande (Booth: SU2202) no Las Vegas Convention Center. “Na NAB Show 2017, a Elemental e a Amazon Web Services mostrarão soluções de vídeo que capacitam as empresas de mídia a oferecer uma experiência de vídeo premium a seus consumidores. Venha descobrir também como migrar para a nuvem pode gerar novas oportunidades de receita e redução de custos operacionais”, convida a marca.

A Elemental apresentará a sua linha completa de soluções de vídeo software-defined na NAB 2017

A plataforma Elemental Cloud será um dos destaques da empresa em Las Vegas, uma plataforma (PaaS) construída sobre a infraestrutura de nuvem da AWS, que permite aos provedores de vídeo implementar ofertas de múltiplas telas para conteúdo ao vivo e Ondemand. “A plataforma oferece e escalona dinâmica e automaticamente qualquer combinação de serviços de processamento, de entrega e de armazenamento de vídeo da Elemental dentro de uma rede privada segura. A flexibilidade da Elemental Cloud permite que programadores de conteúdos, operadores de televisão, operadoras de TV paga e clientes empresariais criem, de forma rápida e fácil, ofertas de vídeo enriquecidas”, afirmam os desenvolvedores da solução.
A companhia também chega à maior feira de broadcast e novas mídias do planeta com um acordo recentemente sacramentado com a Globo.com. O grupo brasileiro assinou contrato com a Elemental em fevereiro deste ano para passar a entregar vídeo On-demand em 4K a seu público. O site da Globo utiliza as soluções de codificação da marca norte-americana há cinco anos e, a partir de agora, adiciona os transcodificadores Elemental Live, Elemental Server e o MAM Elemental Conductor à sua infraestrutura, além de API’s da Elemental.
“Nossa pesquisa nos disse que um novo serviço 4K só ganharia um mercado se proporcionasse um novo e envolvente nível de qualidade, impossível de obter em outros lugares”, disse Igor Macaubas, gerente de produto da plataforma de vídeo on-line da Globo.com. “A Elemental demonstrou que poderia estender seu alto nível de qualidade aos fluxos de trabalho de 4K, de forma rápida e fácil, atendendo aos rígidos requisitos de desempenho, interoperabilidade e confiabilidade da Globo.com e incorporando o poderoso e complexo codec HEVC.”
A abordagem de vídeo definida pelo software da Elemental permite que a codificação HEVC seja implementada em dispositivos dedicados, virtualizados em um data center ou hospedados na nuvem, seja suportando streaming em tempo real ou conversão de arquivo processada em lote. “O codec de vídeo HEVC de alta eficiência utilizado pela Elemental fornece excelentes taxas de compressão, tornando a entrega on-line de vídeo 4K uma proposta prática”, salienta a fabricante.
“O interesse dos consumidores pelos vídeos em 4K está bastante alto graças às novas smart-TVs de telas grandes. Como líder de mercado, a Globo.com reconhece isso e constrói os seus serviços de acordo”, afirma Dan Marshall, vice-presidente sênior de vendas e serviços mundiais da Elemental. “Os consumidores querem conteúdo de mais alta qualidade e o padrão HEVC sobre banda larga é a melhor maneira de entregá- lo. A Elemental tem as ferramentas — não apenas de processamento de vídeo e gerenciamento de sinal, mas APIs de integração — para construir sistemas de entrega de vídeo 4K de forma rápida e econômica”, complementa Marshall.