SET e TRINTA 2017

Entre os dias 24 e 26 de abril de 2017, a SET realizará, em Las Vegas, Estados Unidos, o SET E TRINTA, seminário sobre tecnologias nas áreas de engenharia de comunicações, broadcast e novas mídias. A 26ª edição do encontro terá 10 palestras e dois fóruns de tecnologia

por Redação SET

© Foto: Francisco Machado Filho
O café da manhã começa pontualmente às 6h30 da manhã e reúne dezenas de broadcasters minutos antes do começo do seminário, pelo qual também é conhecido como SET Breakfast @ NABShow

 

 

© Foto: Fernando Moura
Celebrando os 25 anos desde o primeiro o encontro, em 1991,a edição 2016 do SET e TRINTA analisou os principais assuntos da indústria broadcast brasileira e mundial; com o espectro radiofônico cada dia mais escasso, o futuro da TV passava por sistemas inteligentes que utilizem a mobilidade como uma alternativa. Em 2017 o debate continua com dois Fóruns de Tecnologia

O SET e Trinta reúne desde 1991 os broadcasters brasileiros fora do país. Todos os anos cerca de 300 participantes se encontram durante três dias na sala N116 do Pavilhão Norte do enorme Centro de Convenções de Las Vegas. Tradicionalmente, o evento começa bem cedinho, os broadcasters brasileiros chegam por volta das 6h30 da manhã e as palestras começam a ser ministradas por volta das 7h, e se estendem até às 9h30, horário de abertura da feira.
Nesta edição será debatido, uma vez mais, o futuro da TV e a situação do espectro radiofônico que está cada dia mais ameaçado pelo avanço das operadoras de telecomunicações, e as tentativas dos canais de TV aberta para lidar com a mudança na forma de consumir conteúdos audiovisuais. Outro dos temas que certamente permeará o SET e TRINTA 2017 – e também estará em evidência na NABSHOW 2017 – será a implantação e consolidação de redes IP.

© Foto: Fernando Moura
A edição 2016 do SET e Trinta foi importante por comemorar os 25 anos do evento

Entre os destaques do evento se encontra o já tradicional Fórum de Tecnologia que se realizará na terça-feira, 25 de abril às 8H, e será modera por Fernando Bittencourt, diretor Internacional da SET. O Fórum terá como palestrantes Al Kovalick, fundador da Media Systems Consulting que a partir da análise das tendências atuais em IT/IP/Nuvem, olhará a evolução dos componentes e da arquitetura dos sistemas buscando os possíveis cenários do setor; e Bill Hayes, presidente do IEEE-BTS, que analisará “O Futuro da TV”.
No último dia, na quarta-feira, 26 de abril, às 8H, se realizará a segunda parte do Fórum de Tecnologia que será moderado por Olímpio José Franco, superintendente da SET. O Fórum contará com a presença do engenheiro Kenichi Murayama, pesquisador sênior dos Laboratórios de Ciência e Tecnologia (STRL) da NHK.
Murayama apresentará um panorama do atual estágio das pesquisas e desenvolvimento (R&D) de sistemas de transmissão para a próxima geração de TV aberta terrestre. “O NHK STRL tem conduzido pesquisas sobre tecnologias de alta capacidade para transmissão em Super Hi-Vision e tem conseguido realizar testes experimentais de sucesso com esta tecnologia”, informou.
A NHK, emissora estatal japonesa, é uma das empresas que mais investem em pesquisas na área de broadcast no mundo. “Para os participantes do SET e Trinta, a palestra do engenheiro Murayma é uma oportunidade única de conhecer os avanços japoneses para a próxima geração de TV terrestre e como estes avanços impactarão nos mercados nos próximos anos”, avalia Olímpio José Franco, superintendente da SET e moderador do Fórum de Tecnologia no qual o pesquisador da NHK dissertará.

Patrocinadores aderem ao seminário
Empresas líderes do mercado audiovisual confirmaram a sua participação no SET e Trinta, como a Advantech Wireless, a Arri, a Cisco/AD-Digital, a Eutelsat, a Leyard, a Kaltura, a Intelsat, a Megatrax, a Newtec, a SDC, a SES, a Sony, a Panasonic, entre outras.
“Os patrocinadores ouro veem o SET e Trinta como uma excelente oportunidade de mostrarem suas tecnologias mais inovadoras e ampliar seu networking para uma plateia de executivos e profissionais brasileiros e da América Latina com grande poder de influência ou decisão no desenvolvimento de projetos e aquisição de soluções”, explicou Paulo Galante, gerente comercial da SET.