Transmissão IP é garantia de agilidade na transmissão de som e imagem

Como definir a melhor infraestrutura para o seu centro de produção? As instalações mais modernas estão apostando cada vez mais na tecnologia IP. Essa é uma das principais tendências apontadas pelo Congresso SET EXPO 2018, que reuniu alguns especialistas de dentro e fora do Brasil em seu primeiro dia de evento. Durante o painel “Infraestrutura IP para centros de produção” um dos palestrantes foi Michel Proulx, consultor da Radio Canada e da Canadian Broadcasting Corporation (CBC).

 

Ele foi um dos responsáveis pelas novas instalações da empresa, com tecnologia 100% IP de produção e transmissão. “Uma de nossas principais preocupações era criar uma estrutura extremamente flexível, porque não sabemos como será a TV e rádio daqui a cinco anos”, relata. Além disso, escalabilidade também era um fator importante. Com a tecnologia IP, isso seria muito mais fácil de se atingir. Entre as instalações da nova Maison Radio Canada em Montreal estão um estúdio grande de TV com plateia, 10 estúdios de noticiário, 19 instalações de rádio e cerca de 20 ilhas de pós-produção. “Nada sai do prédio que não seja por IP”.

 

“Foi o IP que trouxe o conceito de produção remota cobrindo milhares de quilômetros – comenta o expert em Tecnologia para Suporte a Vendas e Marketing da Sony, Erick Soares – agora, as companhias podem utilizar data centers remotos, em locais que oferecem custo operacional menor. Outro modelo mais complexo de operação pode adotar um estúdio em uma localidade, o controle da operação em outro endereço, e o data center em uma outra região”.

 

Robert Erickson, IP evangelist da Grass Valley e Matthew Goldman, presidente da SMPTE – Sociedade dos Engenheiros de Cinema e Televisão dos Estados Unidos apresentaram questões técnicas do padrão de transmissão 2110, amplamente adotado pela indústria.