Presente e futuro do Broadcast-Broadband está sendo experimentado pelos visitantes no espaço do Projeto UHDTV Brasil

Avançadas tecnologias permitem integrar os conteúdos da TV aberta à TV digital, mantendo as pessoas conectadas a vários dispositivos.

Quem participa da SET EXPO, maior evento de mídia e entretenimento da América Latina, tem a sensação de que o século XXII já chegou. E o espaço do Projeto UHDTV Brasil, logo na entrada do Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, é parada obrigatória para aqueles que querem conhecer e vivenciar as mais avançadas tecnologias que integram os conteúdos da TV aberta à TV digital do futuro.

“As pessoas desejam estar conectadas à TV, ao celular ou tablet ao mesmo tempo para assistir jogos, novelas e filmes de uma forma fluída e personalizada. Isso já é possível com a integração do Broadcast-Broadband”, explica Uirá Moreno, engenheiro especialista de tecnologia da TV Globo, uma das empresas do grupo de trabalho voluntário do Projeto UHDTV Brasil. A SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão) também está entre os parceiros.

Três experiências estão sendo demonstradas no estande do projeto. A primeira delas é o Quis, usado na Copa do Mundo deste ano, em que o telespectador participa do game respondendo, pelo celular, as perguntas que vão aparecendo na tela da TV durante a transmissão do jogo. Tudo acontece de forma sincronizada. O game estimula o participante a responder as perguntas para ganhar como prêmio um conteúdo adicional, que podem ser vídeos de outros jogos ou o capítulo de uma novela. “Isso é possível pelo sinal digital ATSC 3.0 recebido pelo ar em 4K, também desenvolvido para aplicações HbbTV (televisão de banda larga de transmissão híbrida) e Androide”, explica Moreno.

Outra tecnologia que chama a atenção do visitante é a transmissão simultânea de conteúdo nas resoluções 4K e HD utilizando o mesmo canal. Na Coréia do Sul as pessoas já podem ter acesso a esta experiência, que ainda não chegou no Brasil. A TV do futuro também será cada vez mais disputada pelas empresas que oferecerem conteúdos exclusivos, de acordo com o perfil do usuário. “O conceito do Target Advertising é possibilitar que dois comerciais diferentes sejam veiculados durante o mesmo programa”, conclui Moreno.