O compartilhamento de infraestrutura garantirá a expansão da TV digital no país

O Brasil deve fechar este ano com 1.378 municípios, ou 25% do total, recebendo apenas sinal digital de TV. Os outros 75%, ou 4.192 municípios continuarão com sinais digital e analógico. A previsão da EAD (Entidade Administradora da Digitalização) prevê a conclusão do desligamento da TV analógica, com 100% das cidades brasileiras assistindo TV digital, no final de 2023.

Para Gunnar Bedicks, CTO da Seja Digital EAD, que falou no painel Futuro da Cobertura da TV Digital Terrestre – Como atingir todo o país, durante o congresso SET  Expo 2018, 128 milhões de pessoas terão apenas TV digital ao final de 2018. “O processo começou em 2016, quando apenas 11 cidades passaram a receber apenas o sistema digital. Em junho deste ano já chegamos a 644 e terminaremos o ano com quase 1,4 mil cidades com o analógico desligado”.

Mas o grande desafio para Valderez de Almeida Donzelli, diretora da ADTHEC Engenharia e Sistemas / SET, será o próximo passo, quando o desligamento ocorrerá nos municípios pequenos. Pelos cálculos da EAD serão 77 milhões de pessoas ainda com sinal analógico. “Não é só desligar o canal analógico, mas oferecer a digitalização para que a população continue tendo  os canais de TV”, lembra Bedicks. Haverá 37% da população a depender da cobertura de canais digitais. “Mas chegaremos em 31 de dezembro de 2023 com os 10.380 canais analógicos desligados e com a oferta plena do sinal digital no território brasileiro”.

Para Sérgio Luiz Nogueira Martines, diretor executivo da SM Facilities, a importância do compartilhamento de estrutura pode reduzir em até 60% do custo de implantação do sistema (torre, abrigo, equipamentos), facilitando o desligamento do analógico em pequenas cidades.

Francisco Peres, gerente de engenharia da TV Globo falou sobre a experiência que criou o grupo de compartilhamento de infraestrutura da Abert que, segundo ele, irá mudar a relação entre as emissoras e viabilizar a interiorização da TV Digital. A experiência criou um banco de dados com estações para compartilhamento incluindo TV Globo, SBT, Band e TV Cultura. Com as afiliadas o sistema conta hoje com 3,5 mil estações de compartilhamento, segundo Peres.