All IP pode revolucionar transmissão de TV

O termo All IP significa uma transmissão de vídeo, áudio e dados feita totalmente em IP – Internet Protocol e este é o caminho para revolucionar a experiência de prover conteúdo televisivo segundo Matthew Goldman, presidente da SMPTE e vice-presidente sênior de Tecnologia da MediaKind/Ericsson. Na master class Sessão SMPTE: Migração Broadcast para All IP da SET Expo, o executivo afirmou como a indústria de TV precisa encontrar meios de tornar a transmissão mais fácil e rápida ao invés de usar várias tecnologias e protocolos diferentes.

Goldman usou como exemplo um caminhão de link de TV com seis câmeras 4K usando cabos tradicionais – longos e pesados – que ocupam muito espaço e requerem ar condicionado de alta capacidade para impedir que aqueçam. Em contraste, mostrou que, se fosse usado apenas linguagem IP em cabos de fibra ótica, três racks e 27 prateleiras de cabos deixariam de ser necessários, mantendo-se a performance.

“Hoje lidamos com centenas de conexões e fazê-las manualmente leva muito tempo. Com IP, as conexões podem ser simultâneas, em alta definição e bidirecionais em uma única infraestrutura escalável com software dedicado padronizando tudo e apoio de um user interface”. O preço para o upgrade continua sendo proibitivo para muitas emissoras, mas as vantagens são inegáveis ao se usar o mais moderno protocolo para todas as funções, incluindo transmissão de vídeo comprimido, legendas, faixas extras de áudio, entre outras.