SET Tech Webinar: Sony apresenta soluções para produção ao vivo

O segundo encontro SET Tech webinar aconteceu na tarde de sexta-feira,15, e contou com a palestra do expert de tecnologia da Sony, Erick Soares, sobre ferramentas para produção de conteúdo e jornalismo nos dias atuais.

Soares começou sua palestra pontuando as tendências tecnológicas no broadcast, como 4G, 5G, WiFi e Cloud (nuvem). Estas tecnologias têm impacto na inovação e agilidade operacional.

“A indústria de broadcast investe cada vez menos em equipamentos proprietários, tecnologias fixas, rígidas ou muito restritivas. Hoje, utiliza-se cada vez mais tecnologias abertas, de prateleira, serviços com capacidade de OPEX. Nos últimos anos, a utilização de nuvem vem crescendo, tornando-se mais madura e confiável”, afirmou.

Soares falou dos serviços de mídia inteligente da Sony, baseados em nuvem, como gerenciamento de conteúdo, arquivo e preservação, serviços de migração e inteligência artificial de nuvem, serviços OTT e de comércio eletrônico etc.

O expert de tecnologia da Sony ressaltou como soluções em nuvem beneficiam o jornalismo.

“A opção da nuvem permite ao jornalista e a equipe de produção fazer a gestão do conteúdo, como sinais ao vivo, arquivos, metadados, controle de dispositivo, geolocalização, além da integração com redes sociais, plataformas webs e uma série de outros benefícios. Apesar da crise do coronavírus, a demanda por essa serviços vem crescendo”, afirmou Soares.

O uso de nuvem na cadeia de produção, segundo Soares, “quebra o paradigma on-promises vs Cloud, uma vez que oferece uma gama diversificada de soluções, como independência geográfica, acesso de conteúdo remotamente de qualquer lugar, implementação rápida e auto-scaling.”

“A conectividade entre os aparelhos oferece um portfólio de oportunidades. Aliado a esta conectividade, existe atualmente a automação para gerenciar as tarefas e centralizar a operação neste momento complicado o qual é preciso otimizar recursos”, encerrou.