Quatro estados da região norte do país estão aptos para receber a instalação da Infraestrutura 5G

Ao todo, serão beneficiados moradores de 19 municípios, e a partir da liberação da faixa os moradores poderão ter mais velocidade de internet.

O sinal 5G chegou para nortistas de 19 cidades, desde esta segunda-feira, dia 4 de dezembro a região pode instalar a infraestrutura para receber o sinal da quinta geração de redes móveis. A decisão parte do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI),  e já contemplou, em todo país, aproximadamente 172 milhões de brasileiros. No total, 3.079 municípios efetuaram a limpeza da faixa de 3,5 GHz e estão aptos a implantar a infraestrutura da quinta geração de redes móveis.

Foto: Pablo Le Roy/MCom)

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou que a Pasta está empenhada em disponibilizar o quanto antes o serviço com qualidade para toda a sociedade. “Além de cumprir os prazos estabelecidos no edital do leilão 5G, o MCom tem cobrado as operadoras para anteciparem os prazos e aperfeiçoarem a qualidade da cobertura em regiões que contam com problemas ou ainda seguem sem sinal”, afirmou.

Entre os municípios beneficiados, afirma o comunicado do MCom, estão os moradores paraenses de Bragança, com mais 123 mil habitantes, Tucurú com 91.306 moradores e Tailândia com 72.493 pessoas contempladas. Também estão aptos para receber o serviço os moradores das cidades amazonenses de Anori, com população total de 17.194 e Codajás, com mais de 23 mil moradores.

Na região norte também estão aptas a receber a faixa de frequência 3.5 GHZ, os rondonienses de Chupinguaia, com 9.324 moradores, Colorado do Oeste, com 15.663 Monte Negro tendo mais 11.500 habitantes e a cidade de Presidente Médici, com 19.327. Já no Acre os beneficiados foram os moradores das cidades de Bujari e Porto Acre, totalizando 29.610 pessoas que terão acesso à internet com muito mais velocidade.

As autorizações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do Leilão do 5G também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico – lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.

 

UF Município
AC Bujari
AC Porto Acre
AM Humaitá
AM Anori
AM Barcelos
AM Beruri
AM Codajás
AM Nhamundá
PA Bragança
PA Abaetetuba
PA Cametá
PA Itaituba
PA Paragominas
PA Tailândia
PA Tucuruí
RO Chupinguaia
RO Colorado do Oeste
RO Monte Negro
RO Presidente Médici