Lançado E-book gratuito sobre os 100 anos de história do rádio no Brasil

Capa do e-book Rádio no Brasil: 100 anos de história em (Re)construção | Créditos: site Editora Unijuí

Conteúdo tudorádio.com

Nesta quarta-feira (22) aconteceu o lançamento do E-book Rádio no Brasil 100 Anos de História em (Re)Construção. A obra retrata sobre a (re)construção da história do rádio, o qual vem por 100 anos fazendo parte da vida e da identidade dos brasileiros. Os interessados já podem fazer o download de forma gratuita, no site da editora Unijuí.

Organizado por Vera Lucia Spacil Raddatz (UNIJUI), Marcelo Kischinhevsky (UFRJ), Debora Cristina Lopez (UFOP) e Valci Zuculoto (UFSC), o E-book “Rádio no Brasil: 100 anos de história em (re)construção” conta com a participação de 46 autores de 25 universidades brasileiras, representando o Distrito Federal e 15 estados das cinco regiões do país e retrata histórias dos cem anos de rádio no Brasil. O lançamento ocorre na próxima quarta-feira (22) e os interessados em acompanhar a publicação já podem acessar o material de forma gratuita, através do site da Editora Unijuí.

A obra retrata histórias dos cem anos de rádio no Brasil, contada a partir de alguns marcos  como as experiências de irradiação da Rádio Clube de Pernambuco, em 1919, a Exposição Internacional do Centenário da Independência, em 1922, no Rio de Janeiro, e as primeiras transmissões regulares da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923. Apesar disso, há muito a descobrir entre o que resta da memória dos profissionais e ouvintes do rádio e as narrativas que são resgatadas pelos pesquisadores, que vão juntando os fragmentos, amarrando os fios e produzindo novas sonoridades, contribuindo assim para a reescrita contínua da história da mídia sonora do Brasil, face à diversidade cultural, a extensão do território e às dificuldades de preservação de arquivos e documentos.

Os organizadores do livro acreditam que esta obra é uma publicação fundamental para entender não só a história do rádio, mas sua contínua transformação. Vera Raddatz diz que “Nesses cem anos, o rádio tem sido um canal de conexão entre os ouvintes e a sociedade, por meio de histórias e fatos que registram o cotidiano das comunidades, estimulando o processo de desenvolvimento e novos olhares sobre o mundo. Com capacidade de se reinventar, mediante as mudanças tecnológicas, o rádio atravessou o tempo mantendo ativa essa relação com a comunidade. Este e-book é uma contribuição dos pesquisadores de mídia sonora, oferecendo novas perspectivas para pensar a pluralidade do rádio e a própria pesquisa, a fim de ampliar a compreensão deste campo de conhecimento no país e reconhecer as diferentes realidades e identidades do rádio brasileiro.”