SET e Trinta Webinar Series: A evolução e importância dos satélites para a radiodifusão

O segundo webinar do SET e Trinta Webinar Series aconteceu hoje, 9 de abril, e assim como o primeiro da série, contou com palestras de qualidade e uma ótima audiência.

“A receptividade dos palestrantes e do público ao SET e Trinta Webinar Series tem sido muito boa. Isso fica comprovado pelo alto nível das apresentações e do engajamento e elogios da audiência”, afirmou o diretor geral da SET, Olímpio José Franco.

Jurandir Pitsch, vice presidente de vendas da SES, abriu as apresentações mostrando como o satélite continua relevante e importante para que as emissoras de TV alcancem grandes audiências.

Segundo pesquisa da GlobalWebIndex, o consumo de TV e de TV online (TV Linear via internet) cresceram 38% e 37% respectivamente, desde o início do surto da Covid-19.

Tal crescimento evidenciou o custo-benefício do satélite para distribuição de vídeo, especialmente em grandes audiências, se comparado ao IP.

“O custo de distribuição anual de um canal HD via satélite se mantém praticamente constante, em torno de 200 mil dólares. Enquanto o custo de distribuição via IP, a partir de 11 mil assinantes, começa a ficar mais caro”, afirmou Pitsch.

Guilherme Saraiva, diretor de vendas da Embratel, foi quem fechou o webinar.

Um dos destaques de sua apresentação foi o SAT HD Regional, um produto desenvolvido pela Globo, que funciona por meio de Uplinks em cada uma das regiões do país. As antenas dos uplinks são configuradas para receber a portadora do sinal regional, viabilizando a maior audiência dos canais locais e de conteúdos regionais.

Créditos da Imagem: Guilherme Saraiva, Embratel

Saraiva encerrou sua palestra falando das oportunidades que surgem com a Banda C.

“A Banda C gera oportunidade de regionalização e segmentação de canais com o uso de menos banda. O desenvolvimento de um receptor integrado C/Ku, internet e ISDB-T. O uso do H265 como padrão da TV 2.5, de acordo com estudo da BBC”, afirmou Saraiva.

Confira a grade de programação da série do SET e Trinta Webinar Series e inscreva-se!