Canon Brasil anuncia câmera EOS R6 Mark II

Câmera full-frame híbrida é a mais rápida da linha EOS R e possui maior tempo de gravação contínua em 4K 60FPS. Dispositivo já está a venda no Brasil.

A Canon anuncia a chegada ao Brasil da mais recente câmera mirrorless, a EOS R6 Mark II, que traz o sensor CMOS Full Frame de 24.2 milhões de pixels. “Apesar de parecer um aumento relativamente pequeno em relação a sua antecessora, de 20 MP, a grande diferença está na velocidade, pois esta consegue registrar imagens a uma velocidade de 40 fps e grava vídeos em 6K RAW via HDMI / 4K até 60P interno”, afirma Renan Rocha, supervisor de Produtos da Canon do Brasil.

EOS R6 Mark II / Foto: Divulgação

Rocha disse, ainda, que “a nova EOS R6 Mark II é Ideal para fotógrafos que precisam de alta performance com fácil utilização de suas funções; a câmera híbrida de alto desempenho foi criada para registrar momentos com alta qualidade nos formatos para fotografia e vídeo. Ela satisfará uma ampla gama de necessidades, incluindo produção profissional, vlogging, imagens estáticas, cinema e muito mais”.

O modelo utiliza a mesma tecnologia de processador DIGIC X presente na EOS R5, EOS R6 e EOS-1D X Mark III, e suporta o AF II Dual Pixel CMOS. “Com esta tecnologia é possível acompanhar motivos diversos, mantendo-os nítidos à medida que se movem em uma cena. Utilizando inteligência artificial melhorada com deep learning, a câmera reconhece pessoas, veículos e animais, mesmo em movimento”.

Outro ponto importante refere o executivo, é a detecção de olhos avançada. “Agora, os usuários podem especificar que olho (esquerdo ou direito) deve ter a prioridade de foco e, quando os olhos não podem ser detectados, a EOS R6 Mark II foca no rosto. Mesmo que uma pessoa se afaste por um momento, a sua cabeça continua a ser acompanhada e, se a cabeça não estiver visível, a câmera acompanhará o corpo”.

Velocidade

EOS R6 Mark II / Foto: Divulgação

Rocha afirma que a nova câmera estabeleceu novos recordes de velocidade. “A EOS R6 Mark II é a câmera EOS mais rápida da Canon até à data. É capaz de disparar continuamente até 40 fps no obturador eletrônico e até 12 fps no obturador mecânico, registrando momentos que são quase imperceptíveis ao olho humano. Quando comparado com a EOS R6, o novo sensor reduz o efeito “Rolling Shutter”, permitindo que o obturador eletrônico da câmera seja utilizado para congelar objetos em movimento rápido”.

Vídeos em 6k

Utilizando a largura total do sensor, a EOS R6 Mark II é “a única câmera da sua categoria que pode gravar em 4K 60p, com focagem simultânea AF II Dual Pixel CMOS. Para os cineastas independentes que desejam um desempenho ainda mais elevado, a EOS R6 Mark II produz 6K RAW através da sua saída HDMI, que pode ser gravado em um gravador Atomos Ninja V+ em ProRes RAW. Isto oferece mais detalhes e a capacidade de ajustar parâmetros como o balanço de branco na pós-produção”. explicou Rocha.

O executivo explicou que os criadores de conteúdo podem ativar o modo de pré-gravação de vídeo de 3 ou 5 segundos – quando ativado, o vídeo é transmitido continuamente pela câmera em modo de espera, permitindo a captação da ação mesmo antes de se pressionar o botão para gravar. Isto é ideal para guardar momentos imperdíveis ou cenas imprevisíveis.

Por Fernando Moura, em São Paulo