Covid-19: BBC inglesa fornecerá rádios DAB gratuitos para maiores de 70 anos

por James Pierce Conteúdo IBC 365

A unidade de rádio local da emissora distribuirá unidades de Rádio Digital Audio Broadcasting (DAB) gratuitas para maiores de 70 anos, indicadas por ouvintes.

O projeto está sendo veiculado em todas as 39 estações de rádio locais da BBC na Inglaterra, com parceiros – incluindo Argos, Currys PC World, John Lewis & Partners, Pure e Roberts Radio – reservando milhares de rádios para distribuição.

Os rádios serão distribuídos pela instituição de caridade WaveLength, enquanto o fabricante Duracell concordou em fornecer pilhas gratuitamente para os rádios.

Tony Hall, o diretor-geral de saída da BBC, disse: “O rádio local é uma tábua de salvação no momento e nunca foi tão importante como fonte de notícias e informações locais confiáveis, e também como companheiro de pessoas que se isolam.

“A Make A Difference já está causando um enorme impacto em todo o país, com 28.000 ligações em apenas cinco dias. Está oferecendo suporte e soluções práticas para pessoas que não têm para onde ir.

Queremos que todos que precisam de acesso ao rádio o tenham, é por isso que estamos oferecendo rádios DAB. Tenho orgulho de termos conseguido coordenar essa iniciativa com nossos parceiros, que foram tão generosos em oferecer seus recursos.”

Uma em cada quatro pessoas no Reino Unido passa dias sem falar com as pessoas, de acordo com pesquisa da marca de rádio digital Pure. Com o Reino Unido em confinamento devido à pandemia de coronavírus, é provável que esse número aumente, especialmente entre os idosos mais vulneráveis.

O executivo-chefe do WaveLength, Tim Leech, disse: “O WaveLength vem lutando contra a solidão nos últimos 80 anos. Temos o prazer de nos reunir com todos os parceiros para ajudar a fornecer rádios para aqueles com mais de 70 anos que mais precisam. É isso que a WaveLength nasceu para fazer!”

Make a Difference é uma campanha coordenada realizada em todas as 39 estações de rádio da BBC na Inglaterra. Seu objetivo é trabalhar como um quadro de avisos da comunidade virtual, vinculando aqueles que desejam ajudar com aqueles que precisam. Desde o início, as estações de rádio locais da BBC recebem mais de 8.000 ligações por dia de membros do público.