SET:30: Sistemas de transmissão, do envio de conteúdo a monitoração

A edição número 30 do SET:30 começou com um painel sobre novas tecnologias satelitais que foi moderado por Caio Klein, Presidente da TVE-RS/SET, e que teve a participação de Jurandir Pitsch, VP de Vendas e Desenvolvimento de Mercado de Vídeo da América Latina da SES; Maura Outeiral García, Area Manager – Market Area Europe and LatinAmerica da Gsertel; e Pascale Fromont, Vice President & GM Media Business Unit da Intelsat.

Pitsch disse que existe a tendência de uma hibridação, somos uma empresa de transporte de mídia com infraestrutura satélites e terrestre. Vamos do sinal ao playout e hoje trabalhamos com os teleportos com AD Insertion com parceiros que nos ajudam na inserção de publicidade. A tendência passa pela monetização dos canais existentes. “Na Alemanha fazemos medição online de audiência. Essa é uma tendência: viabilizar a monetização com conexão da TV e medição em tempo real”

Maura Outerial García avançou para tecnologias de transmissão e destacou os produtos e soluções de mensuração oferecidas pela empresa. “É fundamental poder detectar qualquer tipo de problema de forma rápida e precisa, pois disso depende a excelência na transmissão”, disse.

E Pascale Fromont falou das novas tecnologias e como o futuro passa por soluções de software defined satélites, que permitem a automatização remota online dos sinais. E acrescentou que nos próximos anos haverá um investimento de mais de dois (2) Bilhões de dólares no negócio do 5G-core hybrid network.

Por Fernando Moura, em Las Vegas