CNT Play: Rede CNT Rio Branco integra soluções Showcase

CDN baseada na nuvem da Amazon Web Services faz a distribuição on-line da programação, enquanto Sentinel monitora o desempenho da rede de distribuição de televisão digital terrestre

A Rede CNT (Central Nacional de Televisão) lançou o aplicativo CNT Play, para ampliar a audiência através de smartphones e demais dispositivos Android e iOS. A solução foi desenvolvida pela Showcase e exibe a programação da rede ao vivo ou sob demanda. Com o CNT Play, os espectadores têm a opção para acompanhar e rever as transmissões, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Recentemente o aplicativo passou a disponibilizar a programação do canal 28.1, transmitido em Rio Branco capital do Acre. Lá, a solução sob medida utiliza o Showcase TV Streamer para gerar um fluxo de mídia para nuvem da Amazon Web Services (AWS). Os conteúdos ao vivo e gravados ficam disponíveis na CDN (Content Delivery Network) acessada pelo aplicativo.

“Foi um privilégio desenvolver esta solução completa para Rede CNT, de quem somos parceiros há cinco anos. Graças ao apoio fundamental da Amazon Web Services, pudemos entregar uma plataforma com absoluta confiabilidade, disponibilidade e redundância, num prazo recorde. Estamos certos de que o CNT Play será um marco na história da emissora”, disse à Revista da SET, Marco Antonio Melo, diretor geral da Showcase.

Outra novidade na CNT de Rio Branco foi a implantação do Sentinel, plataforma de monitoração em tempo real, que dá a visão precisa de parâmetros como qualidade e força do sinal ISDB-T, BER, codificação, além dos recursos de acessibilidade em toda a cadeia de transmissão.

“As informações analisadas através da interface web do Sentinel são essenciais para acompanhar à distância o desempenho da rede. Ela economiza recursos e antecipa decisões”, destaca Marco Antonio Melo.

Integração

A infraestrutura da CNT em Rio Branco também inclui o Comutador Digital de Programação Showcase Splicer e o Implementador de Funções e Remultiplexador Inteligente Showcase IFN100. Enquanto o Splicer realiza a seleção automática entre a programação local e nacional, o IFN100 combina o sinal principal com as informações de Closed Caption, Audiodescrição, Guia Eletrônico de Programação e Classificação Indicativa, entre outros, que seguem para a transmissão pela TV aberta.

Em 2015 foram instalados na CNT os primeiros equipamentos da linha IFN100, para a remultiplexação em ISDB-T, já integrando os serviços de Closed Caption (Legendas Ocultas). Depois veio Audiodescrição, que hoje atende 16 horas da programação. Os dois serviços de acessibilidade são providos a partir do Centro de Operações da Showcase, em São Paulo, e estão disponíveis para todos os espectadores.

A Rede CNT acaba de completar 40 anos de história e é uma das maiores redes de TV aberta do Brasil. A sua principal geradora está na cidade de Curitiba (PR) e existem outras geradoras em São Paulo e Americana (SP), Rio de Janeiro (RJ), Londrina (PR), Salvador (BA) e Caxias do Sul (RS). Cerca de cem municípios, incluindo Rio Branco Recife, Belém, Manaus, Cuiabá e Imperatriz (MA) têm repetidoras ou retransmissoras.