O futuro cada vez mais próximo

Editorial

Avanços tecnológicos ganham notoriedade quando de fato causam um impacto na sociedade, isto é, quando se tornam realidade e invadem o mundo. Porém, até chegar a esse ponto, existem muitas etapas anteriores a serem vencidas, e que envolvem simples insights, estudos, pesquisas, estrutura, investimento e muito mais. As pessoas são pontos centrais da evolução tecnológica, pois estas só se realizam para elas e por elas.
A SET tem foco nos profissionais e nas empresas que conduzem essas mudanças, e trabalha para a disseminação de informações e conhecimento que capacitam todos os elos de uma complexa cadeia de processos.
Uma das mais importantes revoluções recentes do setor de broadcast, mídia e entretenimento será a chegada da TV 3.0, a nova geração de TV que trará maior qualidade de imagem, de áudio, além de conectividade, que oferecerá aos usuários uma nova experiência de consumo de conteúdos gratuitos.
Durante 2023, todos os eventos da SET trataram do tema TV 3.0, em todos os seus aspectos: tecnologia, regulatório e negócios. O congresso do SET EXPO, por exemplo, teve uma trilha dedicada exclusivamente a esse tema.
A SET mantém também um Grupo de Trabalho dedicado à TV 3.0, o GT 3.0, com atuação em vários âmbitos e com ampla representação.
E, para garantir que as informações circulem de forma fluida entre todos os setores envolvidos, a SET tem participação ativa em grupos de outras entidades e de órgãos oficiais.
Isso acontece em todos os assuntos ligados ao setor de mídia e entretenimento, mas, citando mais uma vez o caso da TV.30, a SET tem representação, por exemplo, no Fórum SBTVD e no Grupo de Trabalho da TV 3.0 do Ministério das Comunicações.
Recentemente, a SET também colaborou com a organização de um workshop realizado pela ATSC, em São Paulo. Com isso, mais uma vez permitiu que profissionais e empresas do mercado brasileiro mantivessem contato com atualizações do modelo ATSC 3.0.
Esta evolução da TV terá muitos outros desdobramentos, e a SET está preparada e empenhada em dar o suporte necessário, com a difusão de informações, para a evolução do mercado como um todo, que também terá de se repensar em muitos aspectos. Novos modelos de negócios, novas métricas de audiência, novos hábitos de consumo. Tudo isso já está em pauta.
E quando se fala em novidades na área de tecnologia, não podemos deixar de mencionar a Inteligência Artificial, que também tem impacto e aplicações na área de conteúdo audiovisual.
Por conta disso, a SET criou de imediato o GT de IA, o mais novo grupo de trabalho da entidade, e que já vem atraindo a atenção e reunindo profissionais do mercado.
Aliás, os GTs da SET estão sempre um passo à frente nos temas que abordam, como OTT Vídeo Streaming, Segurança da Informação, Rádio e muito mais.
Pontos que já são atualíssimos (e extremamente importantes), e se refletem em toda a maneira de trabalhar da SET, são aqueles descritos pela sigla ESG, isto é, Environment, Social and Governance.
Todas as ações da entidade visam a integração da geração de valor econômico à preocupação com questões ambientais, sociais e de governança corporativas.
O futuro já está presente no dia-a-dia da SET, e você não pode ficar de fora. Torne-se um associado, participe dos eventos, e fique antenado sobre o que vem por aí…
Boa Leitura!

Carlos Fini
Presidente da SET