Harmonic aposta em soluções na nuvem e novos serviços de OTT

Patrick Harshman, presidente e CEO da Harmonic, afirmou que o processo de “virtualização” avança e que o impacto nos clientes se está vendo. “Tivemos no ano passado um recorde de clientes e novos usuários nas nossas plataformas”

A empresa apresentou uma nova solução de OTT em parceria com a Vidgo, baseada na solução VOS da companhia. “Desenvolvemos uma nova solução de processamento porque a nuvem é uma estratégia de investimento. Acreditamos na mudança e na disrupção, porque isso vai gerar desenvolvimento de negócios a nossos clientes e nos vai trazer novos usuários”, afirmou em coletiva à imprensa Jean Macher, gerente de Marketing da companhia.

O executivo disse que, para a empresa, o UHD HDR para Live OTT é possível. Para isso, em parceria com Vidgo, desenvolveu uma nova solução baseada em SaaS com baixa latência no workflow UHD-HDR, o que permite que o broadcaster realize transmissões ao vivo por streaming.

O serviço de OTT ao vivo é possível, afirmaram os executivos no Las Vegas Convention Center, com a solução VOS SW Cluster lidando com todos os componentes do processamento de mídia em uma nuvem privada, “o Vidgo pode lançar rapidamente um conjunto completo de serviços de streaming de vídeo, com agilidade e escalabilidade”.

Segundo Macher, a Vidgo está pronta para apresentar seus serviços OTT para o mercado dos Estados Unidos ainda este ano, com uma atraente linha de canais, modelo de preços, e experiência de transmissão ao vivo de alta qualidade.

Na transição para o ATSC 3.0 em parceria com a Pearl TV, a Harmonic desenvolveu um sistema híbrido Broadcast e Broadband que utiliza a solução Electra e ATSC 3.0, gerando distribuição por ar e por IP simultaneamente, que podem ser recebidas tanto em aparelhos broadcast como broadband. “No ATSC 3.0 trabalhamos com distribuição bidirecional”.

Finalmente, destaque para o playout na nuvem como o utilizado pela Fuji TV, usando tanto nuvem pública como privada. O processo começa na Fuji TV, que aloca o seu conteúdo na nuvem da Amazon, que é subida e distribuída por meio da plataforma VOS que realiza conjuntamente o ingest, playout, gráficos, transcode e encriptação de conteúdos na nuvem para distribuir, assim, às afiliadas da emissora e aos usuários por meio de um cloudlink.