Grandes encontros e grandes passos no setor de mídia e entretenimento

Tivemos a oportunidade de vivenciar em Las Vegas, em abril, mais alguns momentos marcantes do setor de mídia e entretenimento.
Na SET, temos o orgulho de proporcionar esses momentos àqueles que lá estiveram, e, claro, disseminar as informações ao mercado, para que todos possam compartilhar das novidades, tendências e ampliar seus conhecimentos.
Foi uma honra comparecer à edição da NAB Show que comemorou o centenário do evento.  Quantas entidades no mundo possuem uma história tão longeva e rica em contribuições para a sociedade?
O próprio SET:30 alcançou um marco importante: 30 edições reunindo profissionais e empresas brasileiras, em território americano, para discutir temas atuais e os novos caminhos do broadcast. Como reflexo da importância da SET no setor, SET:30 desse ano contou com o Ministro das Comunicações na abertura oficial.
Um ponto de destaque do seu discurso foi o apoio do governo à implantação da TV 3.0, que vai oferecer aos consumidores maior qualidade de imagem, som imersivo e interatividade, revolucionando o hábito de interagir com a televisão.
Pode-se dizer, inclusive, que essa NAB Show teve a TV 3.0 como um dos principais temas, com vários encontros, apresentações e debates sobre os padrões que estão sendo desenvolvidos mundo afora.
A atuação da SET em Las Vegas foi além do SET:30 reforçando sua proximidade com os órgãos oficiais, a entidade foi responsável pela viabilização de reunião do Ministro das Comunicações com a NAB, e também com radiodifusores brasileiros.
E, em breve, será a vez do SET EXPO, edição 2023, que será realizado de 7 a 10 de agosto em São Paulo. Esse é um evento aguardado com grande expectativa pelo mercado, pois, em quatro dias, oferece aos seus participantes e visitantes uma total imersão em tecnologias e modelos de negócio de todo o ecossistema de mídia e entretenimento.
Certamente, Inteligência Artificial aparecerá em vários painéis do Congresso, pois permeia toda a cadeia de produção e consumo de conteúdo audiovisual.
Esse tema, dada sua indistinta penetração em todas as áreas que envolvem tecnologia, seus aspectos positivos e alguns ainda nebulosos, justifica para a SET a criação de um Grupo de Trabalho que focará nos seus pontos de contato com atividades do setor.
Assim como todos os Grupos de Trabalho da SET, incluindo o recém criado Grupo executivo de Ensino, que desempenham vital papel e suas áreas de atuação, esse novo GT de IA será exclusivo para associados da entidade.
Torne-se um associado e seja um agente ativo das transformações do setor. Boa leitura!

Carlos Fini
Presidente da SET