NVIDIA adquiriu Arm

Compra por US$ 40 bilhões, transforma a empresa em uma das principais companhias de computação do mundo para a era da IA

NVIDIA e SoftBank Group Corp anunciam um acordo definitivo sob o qual a NVIDIA irá adquirir Arm Limited da SBG e SoftBank Vision Fund (juntos, “SoftBank”) em uma transação avaliada em US$ 40 bilhões. A combinação reúne a plataforma de computação de IA líder da NVIDIA Enterprise com o vasto ecossistema da Arm para criar a principal empresa de computação para a era da inteligência artificial, acelerando a inovação enquanto se expande para mercados grandes e de alto crescimento. A SoftBank permanecerá comprometida com o sucesso de longo prazo da Arm por meio de sua participação na NVIDIA, que deve ser inferior a 10%.

“A IA é a força de tecnologia mais poderosa de nosso tempo e lançou uma nova onda de computação. Nos próximos anos, trilhões de computadores executando IA criarão uma IoT, que será milhares de vezes maior do que a IoT de hoje. Nossa combinação criará uma empresa fabulosamente posicionada para a era da IA”, conta Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA.

“Simon Segars e sua equipe na Arm construíram uma empresa extraordinária que está contribuindo para quase todos os mercados de tecnologia do mundo. Unindo os recursos de computação IA da NVIDIA Enterprise com o vasto ecossistema da CPU da Arm, podemos avançar a computação da nuvem, smartphones, PCs, carros autônomos e robótica, para superar a IoT e expandir a computação de IA para todos os cantos do globo,” afirma Huang.

“Essa combinação traz enormes benefícios para ambas as empresas, nossos clientes e a indústria. Para o ecossistema da Arm, a combinação turbinará a capacidade de P&D da Arm e expandirá seu portfólio de IP com a tecnologia líder mundial de GPU e AI da NVIDIA Enterprise”, explica o CEO da NVIDIA.

“A Arm permanecerá sediada em Cambridge. Expandiremos este excelente local e construiremos um centro de pesquisa de IA de classe mundial, apoiando o desenvolvimento em saúde, ciências biológicas, robótica, carros autônomos e outros campos. E, para atrair pesquisadores e cientistas do Reino Unido e de todo o mundo para realizar um trabalho inovador, a NVIDIA Enterprise construirá um supercomputador de IA de última geração, equipado com CPUs Arm. O Arm Cambridge será um centro de tecnologia de classe mundial”, complementa Huang.

Como parte da NVIDIA, a Arm continuará a operar seu modelo de licenciamento aberto enquanto mantém a neutralidade global do cliente que tem sido a base de seu sucesso, com 180 bilhões de chips enviados até o momento por seus licenciados. Os parceiros da Arm também se beneficiarão das ofertas de ambas as empresas, incluindo as inúmeras inovações da NVIDIA Enterprise.