TV TEM cloudifica operação com consultoria da AD Digital

Projeto discutiu o impacto da migração em diversas áreas da cadeia produtiva para nuvem e seus resultados no curto, médio e longo prazo com mudança de investimentos em capex para opex.

No final de 2022, a TV Tem contratou a AD Digital para uma consultoria de cloudificação, com o objetivo de reduzir o atrito na adoção de soluções em nuvem e traçar um plano rumo à transformação de partes do ecossistema da emissora, o que vai ao encontro do cenário previsto pelo Gartner, que afirma que “51% dos gastos de TI das empresas estarão concentrados em soluções cloud nos próximos anos, com processo de aceleração em diversos mercados”.

Ewerton Maciel, CTO da TV Tem / Foto: Divulgação

A AD Digital afirma em comunicado que a “TV Tem precisava tomar decisões, em conjunto com sua equipe de tecnologia, quanto a investimentos a serem feitos por conta da obsolescência de parte do parque tecnológico que compõe sua infraestrutura. Com uma série de novas iniciativas, como o portal Tem Mais, a compra dos direitos de todos os eventos da região e o envolvimento com Mídia Out Off Home, surgiu um questionamento dentro do grupo de comunicação: como soluções em cloud podem impactar o fluxo de produção de conteúdo”.

“A equipe da TV Tem pretendia implementar alterações que trouxessem eficiência de negócio e tecnológica. Isso significa deixar de usar soluções no modelo capex e passar a contratar em opex, que é a premissa de cloud”, explicou Ewerton Maciel, CTO da TV Tem.

Frente a isto, explicaram os responsáveis do projeto à reportagem se optou pela Cocriação.“O ponto principal para a TV Tem era entender um pouco mais sobre a viabilidade de cada cenário. Tendo esse relatório em mãos, que foi construído com o apoio dos times do grupo e da equipe do Google Cloud Platform (GCP), a tomada de uma decisão estratégica ficaria muito mais clara”, destaca Daniela Souza, SVP de Negócios da AD Digital.

Daniela disse que com essa demanda a integradora “iniciou um trabalho de cocriação, realizando um assessment no ambiente com intuito de avaliar todo o ecossistema e suas aplicações de uso, considerando custos de operação. Da análise dos dados levantados em comparação às soluções em nuvem e, por meio de um relatório detalhado, apresentado em um “dashboard”, foi possível definir quais as soluções mais indicadas ao processo de cloudificação”.

Estrutura

Ewerton Maciel, CTO da TV Tem, disse à reportagem que “o objetivo da consultoria tinha era o apoio para mudanças em algumas áreas cruciais tanto no formato operacional quanto de soluções utilizadas. Precisávamos de um mapeamento das necessidades reais junto a um cloud provider o que nos possibilitou fazer a comparação em longo prazo dos eventuais ganhos”.

Frente a isto, e a solicitude da TV Tem solicitou da realização da avaliação de viabilidade técnica e financeira de migração para a nuvem de quatro frentes: fluxo de mídia, transcodificação, acervo e produção ao vivo, se realizou “o levantamento, catalogação de sistemas e processos da TV Tem e a operação dessas infraestruturas. Mapeamos como é o fluxo de mídia, fizemos o levantamento de todos os ativos que operam nessas quatro frentes selecionadas”, explica Bruno Rocha, arquiteto de Soluções da AD Digital.

Em um segundo momento, disse o executivo, “veio à validação de tudo que foi levantado pelo cliente. O terceiro passo foi a modelagem das soluções na plataforma de nuvem, GCP. “À essa altura, conseguimos dar para o cliente uma visão completa dos pontos de vista técnico e financeiro”.

A partir desse resultado, explicaram os responsáveis, se construiu uma timeline mais clara de migração, permitindo que o processo de cloudificação aconteça da forma mais alinhada aos objetivos do negócio e momento de mercado. Um dos efeitos mais claros foi a possibilidade de levar toda a operação de conteúdo que era feita nas regionais para Sorocaba, otimizando investimentos e o fluxo de conteúdo.

Segundo Hugo Carvalho, CFO da AD Digital, “a documentação do cliente e o levantamento técnico foram primordiais para o sucesso do projeto. Quando recebemos a documentação, fizemos as comparações de viabilidade das aplicações em cloud considerando a questão custo. A maturidade do cliente fez toda a diferença para a construção do projeto”.

“Alguns cenários reuniram todas as condições e requisitos necessários para migração. Seja da maturidade técnica da solução assim como da eficiência econômica, exemplo da frente de archiving, foi possível prever uma economia média anual de 79%”, explicou o executivo.

Cocriação para cloudificação

A entrega para a TV Tem foi resultado de um serviço de consultoria e cocriação para cloudificação em quatro frentes, explicou Hugo Carvalho. “Disponibilizamos um dashboard em nuvem com a análise completa de viabilidade das soluções. Dessa forma, o cliente tem uma fonte de consulta que vai além do cenário atual, independe do tempo, bastando apenas que as informações sejam atualizadas regularmente”. “Trouxemos uma visão financeira de alto nível que analisa o negócio como um todo e não só a tecnologia. O dashboard foi entregue em cloud, em uma base de dados estruturada, ou seja, é um documento vivo, à medida que a atualização é feita”, completou.

Maciel afirmou que dos quatro pontos, “a migração de um está em curso e há outros dois que serão migrados assim que as aplicações forem devidamente revisitadas. Algumas delas, por conta da forma como foram construídas, inviabilizam o uso em cloud. E essa é uma visão que temos também graças ao nível de maturidade, muito diferente de quando começamos a usar cloud. O material entregue pelo time da AD Digital foi muito assertivo, era o que eu esperava, na medida certa para defender um projeto. Nos passou a segurança da visão de que é a maneira mais efetiva de migrar a tecnologia. Apresentamos o conteúdo para toda a camada c-level da empresa e tivemos aprovação”.

Por Fernando Moura, em São Paulo