SET Sudeste: A cadeia do streaming, produção, distribuição e monetização

Outro tema de destaque no SET Regional Sudeste 2024 foi o streaming, e para debater o tema “A cadeia do Streaming: produção, distribuição e monetização”, foram convidados a Belo Horizonte, Gustavo Dutra, Strategy& BD Latam for Media & Entertainment da AWS e Fabio Angelini, Diretor Comercial do Grupo Pinnacle. O painel foi moderado por Mauricio Finelli, Gerente de Tecnologia para Formatos Publicitários da Globo.

Finelli começou o painel com um overview sobre a evolução do streaming nos últimos anos, com o fenômeno da pandemia de Covid-19 e, desde 2022, o pós que mudou algumas regras de jogo, de conhecimento de serviços e adaptação de mercado.

Fabio Angelini trouxe à capital mineira um case de sucesso da empresa e disse que a indústria está em transformação com equipamentos de diferentes setores em produções que misturam estruturas e formam de produção. “Hoje podemos ter em um produto três mercados, que é o de produção broadcast, para streaming com qualidade de cinema”.

O executivo demonstrou um case do Instituto Hesed em Fortaleza, no qual um grupo de freiras montou em um convento um estúdio de televisão com câmeras BlackMagic que superou os desafios e “permitiu entregar o melhor material possível”. Para isso, “para trabalhar em alta qualidade tem um parque inteiro em 4K que emite pelo Youtube para sair do convento e se comunicar com muita mais gente do que era antes da pandemia”. Segundo Angelini, o streaming é para todos, e as emissoras “precisam pensar nisso, pois o streaming não é o vilão”.

O executivo da AWS, Gustavo Dutra, explicou a evolução da empresa e como ela se adaptou a indústria audiovisual, entendendo que “na vertical de mídia e entretenimento, dividimos as aplicações em grandes grupos com broadcast, monetização, data science, direct-to consumer e streaming e produção de conteúdos”.

Dutra avançou para soluções voltadas para como gerar monetização a partir de soluções da empresa e de integrações com diferentes parceiros internacionais. Ele disse que, entre os principais desafios da indústria, há a monetização, para desta forma ajudar os membros do ecossistema digital a monetizar. Para isso, apontou para oportunidades que passam por grandes plataformas de conteúdo, com fragmentação de visualização e modelos disruptivos de monetização que transformam o ecossistema.

Falando de Advertising TV, Dutra explicou como é possível que, desde a agência até o produtor, ser endereçado ao ecossistema juntando as plataformas com métricas de audiência mais precisa e soluções que ajudem a aumentar o reneveu de retorno dos detentores de conteúdo. Assim, explicou como funciona o AWS Converged TV Ad Sales Platform e como funciona a IA Generativa e disse que esta plataforma permite, por exemplo, uma análise de Sentimento, porque o IA Gen é capaz de analisar a interação com os usuários em tempo real e pode ser usado para treinar M/L para ajudar nas estratégias de campanhas publicitárias baseado em um sentimento alvo. E a criação de conteúdo por IA Gen possibilita que a agência crie e teste diferentes variações de uma mesma peça publicitária, e a Hyper-Personalização, com a IA Gen que aprofunda a personalização e relevância por indivíduo baseado em seu comportamento e análise de dados (variações da mesma peça publicitária).

Em termos de dados e workflows, Dutra disse que, sabendo utilizar os dados em um “clear room”, o proprietário de conteúdo fica com mais capacidade de saber realmente quem é esse usuário. “Se os sistemas conseguem entender esses dados, é possível ter uma maior personalização em streaming”, comentou.

O SET Sudeste tem o patrocínio de Alliance, Canon, CIS Group, Embratel, Panasonic, Pinnacle, Convergint, SES e Speedcast, e o apoio da NeoID e Teletronix. Além do apoio institucional da Globo, AMIRT, ABERT, ABRATEL, TV Alterosa e Record Minas

Por Fernando Moura e Tito Liberato