Terra utiliza 5G para transmissão da Parada LGBT+ de São Paulo

A Ablink foi a parceira escolhida para realizar com o Terra a transmissão da 27ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. Com a ajuda da tecnologia e da quinta geração mobile, a transmissão da Parada deste ano alcançou um novo patamar de qualidade.

O Terra executou um projeto que incluiu transmissão de mais de 5 horas de evento direto do seu estúdio de audiovisual recentemente ampliado, entregando uma vasta cobertura do evento, incluindo debates, reportagens e entrevistados comentando, ao vivo, os desfiles na Avenida Paulista.

Henrique Chiarato, diretor técnico da Ablink, afirmou à reportagem que a ocasião exigiu um planejamento especial: “ 8 (oito) câmeras estrategicamente posicionadas, 5 (cinco) em diferentes trios elétricos, 3 (três) fixas em locais com visão privilegiada, além de um drone para mostrar a festa de cima. Repórteres equipados com mochilinks conectados com chips 5G SA da Vivo, que garantem um 5G puro (standalone) e serviços diferenciados por fatiamento de rede (network slicing), com alocação e priorização de recursos de forma dinâmica, foram utilizados para garantir uma experiência imersiva e uma conexão estável durante toda a Parada, que recebeu mais de 3 milhões de pessoas em São Paulo”.

 

Para o Terra, a transmissão da edição do evento de 2023 marca o início de uma nova fase, com a ampliação do seu espaço totalmente dedicado à produção e adotando um formato que permitiu ir além da cobertura televisiva tradicional, explicou Juliano Diniz, gerente de engenharia de vídeo e infraestrutura do Terra, e reforçou: “A Parada LGBT+ 2023 é uma das principais coberturas do ano para o Terra. Trata-se de uma operação bastante complexa devido à grande multidão que comparece anualmente à Avenida Paulista. Neste ano, desenvolvemos um projeto que incluiu nove pontos de captação, entre fixos e móveis, com o objetivo de transmitir a causa LGBT+ e a alegria do evento para diferentes plataformas. Alcançamos esse objetivo por meio das soluções de 5G Standalone da Vivo e da tecnologia de transmissão de áudio e vídeo de baixa latência da LiveU, utilizando redes 5G”.

Entretanto, Jose Luis Reyes, vice-presidente da LiveU, disse que “um evento com essa complexidade exige as melhores escolhas de produção e transmissão. Ficamos felizes que os nossos mochilinks multicâmera LU800, de última geração e nativos 5G, fizeram a diferença no resultado”. Para Chiarato, a satisfação é grande, “ficamos muito entusiasmados em colaborar com a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo e fornecer uma transmissão ao vivo simultânea, inovadora e segura de variados pontos da Paulista, enquanto celebrávamos a diversidade e a inclusão”.

Por Fernando Moura, em São Paulo