Globo utiliza orquestração na nuvem de Grass Valley no Big Brother Brasil

A Grass Valley anunciou que a Globo esta utilizando tecnologias de ponta Grass Valley IP e AMPP SaaS para modernizar as instalações de produção da Globo no Rio de Janeiro e com ela está aprimoramento a configuração de produção de vídeo IP com a atualização significativa do estúdio que hospeda o Big Brother Brasil (BBB). Ainda há integração com IA.

Foto: Divulgação

A empresa anunciou em comunicado que as novas tecnologias estão sendo usadas na temporada 24ª do Big Brother Brasil, um fenômeno da televisão brasileira que reúne um grupo diversificado de indivíduos para viverem isolados do mundo na Casa do Big Brother sob vigilância constante durante 100 dias. O programa é baseado na participação do público, com o último concorrente a evitar a expulsão e a ganhar um prêmio substancial em dinheiro.

Segundo indicada o comunicado, essa atualização é a migração da infraestrutura SDI tradicional para as ferramentas de produção de IP nativo, incluindo o Grass Valley AMPP, que permite a implantação de uma produção baseada em microsserviços no local, hospedada no computador AMPP Edge COTS. “A revisão incorpora 2 switchers Grass Valley e 3 painéis de controlo, orquestração GV Orbit, multiviewer’s GV IP e gateways UCP IP juntamente com switches de rede de terceiros. O sistema foi instalado em dois centros técnicos usando uma topologia de espinha e folha”.

A Grass Valley afirma que “uma característica importante desta implementação é a integração da tecnologia de IA da Globo no controlo AMPP, permitindo o rastreio dinâmico e automatizado e a comutação da produção de vídeo e áudio seguindo o “líder” da casa para melhorar a experiência de visualização, incorporando o atraso de mudança de tempo, a mistura de áudio, a comutação da produção e muito mais, de forma integrada no fluxo de trabalho”.

Mauricio Felix, Diretor Executivo de Tecnologia de Soluções de Mídia da Globo, enfatiza a necessidade crítica de confiabilidade, dada a importância do BBB como uma importante fonte de receita. “A exaustiva fase de testes confirmou a versatilidade, agilidade e confiabilidade da configuração da Grass Valley, crucial para o nosso ciclo de produção ininterrupto de 100 dias”.

A Grass Valley e a Globo iniciaram esta parceria estratégica em 2022, com foco na transição das operações de TV ao vivo e mídia da Globo para soluções baseadas em software e IP. “A melhoria da Globo dá prioridade a uma solução local melhorada com AMPP. A arquitetura híbrida única das plataformas no local e na nuvem, combinando ofertas de hardware e software como uma única solução, permitiu à Globo se beneficiar de uma flexibilidade e escalabilidade inigualáveis em comparação com as ofertas tradicionais, apoiando a Globo tanto nos seus requisitos catuais como nas suas necessidades futuras”, afirma Fernando David, Diretor de Vendas da Grass Valley para a América Latina.

David disse, ainda, que “esta entusiasmado em apoiar a jornada de transformação da Globo de sistemas legados para uma infraestrutura pronta para o futuro, que abrange IP e migração para uma arquitetura centrada em software. Essa modernização posiciona a Globo para se destacar na distribuição de conteúdo ao vivo, VoD e streaming, mantendo seu status como uma potência global de mídia”.