SET e Trinta Webinar Series: painel reúne Globo, NAB, ATSC, IABM e IBC para discutir os desafios do setor

O SET e Trinta Webinar Series continua na próxima semana com uma sessão imperdível intitulada Os Desafios do Setor. O encontro acontecerá no dia 23 de abril, quinta-feira, às 14h (horário de Brasília) e as inscrições gratuitas estão abertas no site da SET.

A sessão terá a moderação de Raymundo Barros, CTO da Globo, e as participações confirmadas de Riikka Koponen, Analista Principal da IABM; Naomi Climer, Presidente do Conselho do IBC; Madeleine Noland, Presidente do ATSC e Sam Matheny, VP Executivo e CTO da NAB.

Na semana passada, Raymundo Barros falou à SET sobre o que os especialistas chamam de o The New Normal (o novo normal) diante da pandemia de Covid-19:

Com o cancelamento do NAB e muitos outros eventos internacionais que cobrem a indústria de mídia, associada às incertezas em relação aos próximos meses, a SET torna-se ainda mais importante como o mais qualificado fórum brasileiro para discutir os desafios e as alternativas para uma indústria de mídia em acelerada transformação. Em tempos de COVID-19, as empresas têm adotado soluções radicais em seus processos de trabalho incluindo o home office em larga escala com produção remota de programas ao vivo e pós-produção em home office. Com a certeza de que essa pandemia terá fim em breve, fica a questão fundamental de estabelecer o que os especialistas chamam de The New Normal, ou seja, quais são as práticas adotadas em tempos de distanciamento social nas empresas e nos hábitos de consumo da população que permanecerão.

Em entrevista concedida à SET em fevereiro deste ano, o executivo da Globo também mostrou sua visão sobre os desafios do setor:

SET: O foco do painel são os desafios do setor. Você pode adiantar quais são esses desafios e como serão abordados?

Raymundo Barros: Falando das empresas de mídias tradicionais, especialmente de radiodifusores, o principal desafio atualmente é como se posicionar neste ambiente de transformação digital profunda que a indústria de mídia vem sofrendo.

Historicamente, existe uma grande fortaleza que é o conteúdo. Esta fortaleza permanece a despeito desta transformação. A relevância do conteúdo não muda, mas os modelos de monetização em torno do conteúdo estão se transformando profundamente. Então, pretendo abordar no painel de que forma as indústrias de mídias tradicionais vão enfrentar este desafio da transformação dos modelos de monetização.

O que está em discussão é: como os inventários de publicidade em todas as plataformas poderão ser transacionados utilizando hoje as métricas e modelos próprios da economia digital?

O modelo tradicional – apoiado em força de venda de espaços publicitários – vem se transformando e os anunciantes hoje não querem apenas comprar mídia. Eles querem uma relação de parceria com as empresas de mídia para solução dos seus problemas de negócio.

SET: Na sua avaliação, como as empresas de mídia devem se preparar para enfrentar estes desafios?

RB: [O dilema é] Como uma empresa que deixa de vender espaços de publicidade e se torna parceira na solução dos negócios de seus anunciantes?

É preciso, em primeiro lugar, conhecer cada vez mais o público que consome os conteúdos das empresas de mídia e está exposto às mensagens publicitárias e, em segundo, de que maneira podemos construir modelos de atribuição e performance nessa nova cadeia de valor de publicidade.

Outro aspecto importantíssimo na questão da publicidade são os processos de venda que hoje não conseguem mais atingir uma economia cada vez mais fragmentada utilizando o modelo tradicional de força de venda.

SET: Como mudar esta situação?

RB: Existem alguns caminhos sendo testados tais como novos modelos de relacionamentos, por exemplo, integrados em ambientes de leilão para modelos programáticos mais controlados e modelos de relacionamento em cauda longa, onde você consegue expor seu inventário e importar o que pode ser consumido pelos anunciantes. Portanto, o principal desafio hoje nas empresas de mídia é a modernização dos modelos de monetização.

SET: O painel é composto por profissionais de grandes entidades internacionais. Qual a importância em reunir estas entidades e a SET em um evento no NAB Show?  Por que o profissional brasileiro deve assistir a este painel?

RB: O painel discutirá como os parceiros de tecnologia das empresas de mídia estão cooperando para construção deste novo ecossistema.

O Advanced Television System Committee (ATSC), por exemplo, vem promovendo as evoluções do padrão ATSC 3.0. Ainda que o ATSC 3.0 melhore a qualidade da experiência de consumo em função do 4K, do áudio imersivo etc., o mais relevante é saber como este padrão se integra à economia digital. Como ele permite, através de uma convergência de ofertas de conteúdo broadcast e a integração de devices no ambiente broadband, prover ao consumidor conteúdos e publicidade personalizados.

O ATSC 3.0, no seu desenvolvimento, tem um pilar fundamental que é inserção da radiodifusão na economia digital. Este é um aspecto que se pretende adotar.

SET: Existe outro aspecto que mereça destaque?

RB: Outro ponto fundamental de transformação da indústria de mídia é que muitas empresas tradicionais ao redor do mundo estão se tornando empresas que saem do modelo tradicional, – de uma relação B2B com os provedores, agências de publicidade e as grandes operadoras de TV paga, que fazem a distribuição dos nossos conteúdos em múltiplos canais -, para uma relação na qual elas passam a oferecer os seus conteúdos diretamente ao consumidor final, através de modelos de Direct-to-Consumer (D2C).

Então, nesta jornada, que tem a Disney como grande expoente desta transformação, eu vou discutir com os representantes da IABM, ATSC e IBC, como os parceiros tradicionais de tecnologia estão se posicionando para apoiar as empresas nessa transição estratégica.

SET: Como Conselheiro da SET, quais são os assuntos que o profissional brasileiro deve prestar atenção? Como estes assuntos devem influenciar o futuro do setor?

RB: A SET tem um papel fundamental no apoio à radiodifusão no Brasil, apresentando a evolução do framework de tecnologia de uma empresa de mídia. Dessa forma, as empresas deixam de estar exclusivamente voltadas aos modelos de produção e distribuição de conteúdo tradicionais para serem empresas de mídia com tecnologias que apoiam os processos de monetização.

É essa mudança de mindset que um profissional de tecnologia de mídia no Brasil precisa ter. Entender que os modelos tradicionais de monetização estão sofrendo uma disrupção profunda e que essa disrupção vem das grandes plataformas de tecnologia e que nós precisamos construir, na radiodifusão, na empresa de mídia tradicional, uma nova plataforma de tecnologia que apoie suas organizações neste processo de transformação.

Para a SET, é fundamental ter, através de suas lideranças e empresas que participam ativamente das discussões na entidade, modelos de inserção da comunidade nesta economia digital.

Os profissionais que compõe a SET se mantêm atualizados e tem ferramentas para evoluir e acompanhar todas essas mudanças do setor.

gundas e quintas, no horário das 14h (horário de Brasília). Confira a programação completa.

O SET e Trinta

A decisão de realizar a serie SET e Trinta Webinar Series aconteceu após o cancelamento do NAB Show devido à pandemia do Covid-19.

O SET e Trinta é o tradicional seminário que a SET realiza há 30 anos dentro da feira americana, em Las Vegas. Tem esse nome porque normalmente começa às 7h30 em seu formato presencial. Para o público internacional, o evento se chama SET Breakfast @ NAB Show Seminar.

“Com o cancelamento do NAB Show, decidimos manter a grade de programação na íntegra e abrir o evento para toda a comunidade SET”, explica Olímpio José Franco, diretor geral da SET.

“Agora, os debates,-  que seriam assistidos somente por um seleto grupo de brasileiros que visita Las Vegas -, poderão ser acompanhados por todos os interessados sem nenhum custo”, informou.

“Acreditamos que nesse momento difícil, é função da SET compartilhar conhecimento e conteúdo que podem fazer a diferença, por isso, convidamos todos a se inscreverem e participarem”.

Inscrições

As inscrições gratuitas estão abertas no site da SET. Aqueles profissionais que assistirem a todos os webinars e responderem às pesquisas de satisfação, receberão certificado de participação.

Os webinars são realizados na plataforma Zoom (veja aqui a declaração da SET sobre segurança e privacidade em relação a esta plataforma).

Saiba mais neste link: https://set.org.br/set-e-trinta-webinar-series/