• PT
  • EN

SET Business Webinars discute desafios da educação remota em meio ao isolamento social

A série SET Business Webinars continua na próxima quarta-feira, 10 de junho, às 14h (horário de Brasília) com um tema essencial: Desafios da educação pós-pandemia: qual o modelo de educação superará a crise?

O sistema educacional foi um dos mais atingidos nesse momento de isolamento social, com o fechamento das escolas e a implantação rápida de modelos de educação à distância pelos estabelecimentos privados de ensino ou como política governamental nas escolas e universidades públicas.

“Em meio à pandemia do coronavírus, as instituições de ensino tiveram as aulas presenciais suspensas temporariamente e precisaram se adaptar para manter os alunos motivados com o ensino à distância. De uma hora para outra, gestores, coordenadores, professores, alunos e suas famílias tiveram que se adaptar a uma nova rotina: a educação mediada por tecnologia”, explica Patricia Blanco, Presidente do Instituto Palavra Aberta e moderadora do painel.

“Se antes o debate sobre uso de celular na escola e o tempo de tela ideal para crianças eram as preocupações que permeavam a maior parte da comunidade escolar, principalmente pais, a mudança de cenário fez com que outras questões viessem à tona. Destaco uma delas para que possamos dar início ao nosso debate: qual a importância da escola e do professor no cenário pós pandemia (Escola em um contexto amplo: ambiente escolar, infraestrutura, espaço físico, convívio, sociabilidade, experiências, regras e aprendizagem propriamente dita?”, questiona.

Apesar das facilidades tecnológicas, muitas dúvidas surgiram entre pais, alunos e professores de todas as classes classes sociais e de norte a sul do país. As experiências são amplas e variadas: desigualdade no acesso à internet, prejudicando alunos mais carentes;  quantidade de tarefas a serem supervisionadas por pais; professores que se viram, de um dia para o outro, tendo que preparar, gravar, editar e publicar aulas.

“Queremos discutir questões essenciais nesse processo de transformação: Quais os desafios da educação pós-pandemia? Como os aprendizados deste momento poderão ajudar na construção da educação pós-pandemia? Home schooling, ensino à distância: o que podemos aprender com esta experiência? Quais são os desafios tecnológicos que precisarão ser suplantados na volta às aulas? O ensino remoto expôs de forma clara a desigualdade social e a exclusão digital: como superar a falta de infraestrutura num país tão desigual como o Brasil? Qual a melhor forma para se organizar e enfrentar a nova realidade? Quais habilidades e competências os alunos precisarão desenvolver para sobreviverem neste mundo hiperconectado?”, questiona a moderadora.

Como debatedoras, foram convidadas educadoras que estão à frente de grandes projetos educacionais em suas áreas e são especialistas em tecnologias voltadas para o ensino. São elas:

Mariana Ochs, Coordenadora do EducaMídia, Instituto Palavra Aberta. Designer, jornalista e especialista em tecnologias na educação. É Google Innovator e Trainer, atuando na formação de educadores e em projetos de transformação digital de escolas, e palestrante frequente sobre fluência digital, educação midiática, tecnologia e criatividade na educação.

Giselle Santos, Fundadora da Human:ia Futuros e Consultora. Expert de produtos Google for Education, Google Innovator e membro do painel de especialistas em inovação do Horizon Report K12 (2014 e 2017). É entusiasta das tecnologias educacionais, curiosa por natureza e investigadora de temas como futurismo, tecnologias disruptivas e aplicação de inteligência artificial na educação. Especialista em Gestão da Inovação Corporativa e membro da primeira turma de Estudos de Futuro da Casa Firjan. Graduada em Marketing pela Universidade Estácio de Sá.

Julci Rocha, Pedagoga, Educadora e Consultora. Licenciada em Letras pela (USP), mestre em educação: currículo pela PUC-SP, pós-graduada em Gestão Educacional pela FMU, Design Educacional pela UFJF e formada em Educação Inovadora pelo Instituto Singularidades. Atua na formação inicial e continuada na educação desde 2008. Tem experiência em consultoria e gestão de programas inovadores em redes públicas e privadas, envolvendo inovação curricular, metodologias ativas, cultura maker, multiletramentos e integração das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas.

SET Business Webinars

Este é o quinto encontro da série da SET, que tem recebido inúmeros elogios e reunido centenas de profissionais para debater assuntos ligados à tecnologia, aos hábitos de consumo e à pandemia.

“A série visa discutir as consequências do coronavírus e analisar as mudanças nos hábitos de consumo, no desenvolvimento das tecnologias e nos modelos de negócios. Quais mudanças são transitórias? Quais são definitivas?”, explica Roberto Franco, Head de Assuntos Institucionais e Regulatórios do SBT, Conselheiro e ex-Presidente da SET, Conselheiro da ABERT e idealizador da série.

O primeiro webinar aconteceu no dia 22 de abril, discutiu o impacto da Covid-19 nas marcas e nos hábitos de consumo e contou com a participação de executivos do Kantar Ibope Media. Assista aqui.

No dia 6 de maio, houve uma discussão sobre os próximos 1.000 dias e as oportunidades que se apresentam para startups, empreendedorismo e lideranças. A sessão contou com os influenciadores Lindalia Junqueira e Silvio MeiraAssista aqui.

O terceiro encontro foi no dia 20 de maio e discutiu o futuro do trabalho, soft skills e perspectivas para os profissionais. Participaram especialistas como o escritor João Cordeiro, a professora da Fundação Dom Cabral, Ana Lúcia Couto, e o consultor em RH, Rogério GragherolliAssista aqui.

Os próximos encontros estão programados sempre às quartas-feiras. Confira detalhes no site da SET.

Serviço

SET Business Webinars #5

Data: quarta-feira, 10 de junho, 14h (horário de Brasília)

Tema:

Tecnologia x Hábitos de Consumo x Covid-19

Desafios da educação pós-pandemia: qual o modelo de educação superará a crise?

Promoção e organização: SET

Plataforma: Zoom

Inscrições gratuitas: www.set.org.br