Satélites O3b mPOWER da SES são lançados com sucesso

A SES lançou o quinto e sexto satélites do O3b mPOWER no domingo 12 de novembro e com este completa a constelação de seis satélites em órbita terrestre média (MEO), que é necessária para fornecer serviços globais.

Quinto e sexto satélites O3b mPOWER da SES são lançados com sucesso / Foto: Divulgação

Empresa luxemburguesa anunciou  que mais dois satélites O3b mPOWER foram lançados com sucesso ao espaço. O foguete SpaceX Falcon 9 partiu  da Space Force Station, em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), às 4:08 PM, horário local. Com o quinto e sexto satélites lançados, o sistema O3b mPOWER completa os seis em órbita terrestre média (MEO) necessários para oferecer serviços de rede de alto desempenho, previsíveis e de baixa latência, com flexibilidade e disponibilidade de serviço únicas.

No último mês, a SES anunciou que adicionará à constelação mais dois satélites construídos pela Boeing, elevando o número total de satélites O3b mPOWER para 13. “Espera-se que o valor do investimento adicional seja coberto pelo atual compromisso de investimento de capital da SES. Os primeiros quatro satélites O3b mPOWER, lançados no ano passado, atingiram sua posição orbital alvo e estão passando por verificações em órbita, incluindo uma série de testes de validação do sistema que abrangem componentes espaciais e terrestres”, explica o comunicado.

A SES anunciou ainda o início dos serviços do O3b mPOWER que está prevista para o início do segundo trimestre de 2024, apesar dos eventos de desligamento esporádicos do módulo de energia nos satélites, comunicados recentemente. Juntamente com a Boeing, a empresa afirma ter elaborado um plano de mitigação abrangente que “nos permite lançar a experiência de conectividade de alto desempenho para nossos clientes e seus usuários finais muito em breve”.

“Com o lançamento e entrada em operação dos quintos e sextos satélites O3b mPOWER nos próximos meses, estamos nos preparando para oferecer os serviços de conectividade de alto desempenho que nossos clientes precisam. Ao construir a resiliência na rede, estamos confiantes de que nossos clientes poderão contar conosco para fornecer a conectividade confiável e segura, que é necessária para executar suas operações “, comenta Ruy Pinto, CEO da SES.

Pinto disse, ainda, que “em 2023, a SES lançou e testou mais de 160 terminais O3b mPOWER sobre a constelação O3b existente para atender clientes de mobilidade, telecomunicações, governo e empresas”.