Prefeitura do Rio de Janeiro oferece internet grátis para Google Classroom em app de ensino remoto

por Lucas Braga | Tecnoblog

A secretaria de educação da cidade do Rio de Janeiro lançou no dia 23 de fevereiro o aplicativo Rioeduca em casa. A novidade irá permitir o ensino à distância para mais de 650 mil alunos da rede pública municipal, e o consumo de dados do Google Classroom (Sala de Aula) não será descontado do plano de celular.

O aplicativo foi desenvolvido pela empresa IP.TV, que fornece soluções de ensino remoto para alunos da rede pública estadual do Rio de Janeiro e estudantes do Amazonas, Paraná, Pernambuco e São Paulo. A ferramenta também será utilizada por professores, que poderão lecionar sem gastar internet móvel.

Os dados móveis utilizados pelo Rioeduca em casa serão patrocinados pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Após a configuração inicial, o app irá configurar uma VPN no smartphone do aluno, e a partir de então o tráfego das ferramentas educacionais não será descontado do plano de celular.

Além do acesso ao Google Sala de Aula, o Rioeduca em casa possui aulas gravadas, além de chat para tirar dúvidas, material em PDF e envio de exercícios para correção. Os professores também poderão acompanhar os alunos e visualizar a participação na classe.

Por enquanto, o Rioeduca em casa está disponível apenas na Play Store para Android com versão 5.1 ou superior. A Prefeitura do Rio promete que o aplicativo chegará ao iOS em breve.

Para ler a matéria completa, clique aqui.