O que vem por aí para Fox e CNN

Lachlan Murdoch, CEO Fox Corp. | Créditos: Bloomberg

Conteúdo New York Times

Jason Kilar, CEO da WarnerMedia, controladora da CNN, e Lachlan Murdoch, CEO Fox Corp. – empresa dona das demais subsidiárias da Fox, após a venda dos estúdios de cinema para a Disney – em conferência da empresa Morgan Stanley, falaram das mudanças nas estratégias dos gigantes da mídia, considerando pontos importantes como o fim do governo Trump, o aguardado encaminhamento da pandemia para seus estágios finais e as renovações de acordos de bilhões de dólares para direitos esportivos.

A seguir, os destaques das falas de cada um dos executivos:

Para o dono da Fox, Biden é bom para os negócios. Do ponto de vista de índices de audiência, “a principal beneficiária do governo Trump foi a MSNBC”, disse Murdoch.

Para ele, o crescimento da MSNBC está relacionado à política editorial adotada pelo canal. Eles eram críticos do governo de Donald Trump. “E isso (crescimento da audiência) se deu porque eles foram oposição leal, certo? Eles cobraram, contestaram o presidente quando ele precisava ser cobrado. Esse é o nosso trabalho agora com a administração Biden.”

A Fox News recentemente ficou atrás da CNN e da MSNBC em audiência e relevância pela primeira vez em 20 anos.

Do lado da CNN, Kilar diz que a pandemia é boa para os negócios. “Acontece que a pandemia e a maneira como podemos ajudar a informar e contextualizar essa crise sanitária é muito importante para a audiência”, disse o executivo.

Após a repercussão negativa desta sua fala, Kilar se desculpou publicamente.

Jason Kilar, CEO WarnerMedia | Créditos: Linkedin

Em negociação…

A Fox buscará aquisições fora da TV a cabo. Murdoch disse que há uma “abundância de oportunidades” para negócios, de jogos a streaming entre outros “. (A Fox Sports tem a opção de comprar uma participação de 18,5%  no grupo de jogos de azar FanDuel, neste verão.)

A WarnerMedia provavelmente venderá mais serviços para administrar sua dívida, como fez quando vendeu uma participação na DirecTV para a TPG no mês passado. “Continuaremos a ser agressivos e disciplinados quanto ao nosso foco”, disse o Kilar. “E isso pode incluir algumas coisas que trazemos para a empresa, mas provavelmente também inclui coisas que não fazem parte da empresa.”

Quanto aos outros negócios em potencial, pode-se incluir a venda da Xandr, unidade de publicidade da WarnerMedia, ou uma parceria entre a Dish e a DirecTV.

Kilar não foi questionado sobre as especulações de longa data de que a empresa poderia vender a CNN – especulação alimentada quando Jeff Zucker anunciou que estava deixando o canal no final do ano – embora o chefe da WarnerMedia tenha sugerido anteriormente que ele não tinha planos de fazer este negócio.