Melhorias na infraestrutura de streaming e de auditoria dados impulsiona as rádios nas plataformas digitais

Fábrica Host  triplicou o número de emissoras atendidas e quer chegar a 500 clientes na plataforma TOP Streaming até o final do ano

Foto: Fivulgação

Empresa afirma em comunicado que “avança no  mercado de streaming no Brasil, com infra-estrutura com padrão internacional para o mercado de radiodifusão a partir de investimentos em inovação de estrutura CDN, suporte a inserção de mídia programática, desenvolvimento de encoder próprio, segurança, melhor qualificação do balanceamento de carga e auditoria de dados”.

A empresa, que tem como foco de atuação as emissoras de rádios comerciais, com registro da ANATEL e outorga do Ministério das Comunicações, transmissão terrestre e streaming, espalhadas pelo Brasil, direciona seus investimentos em alto volume de conexões simultâneas, encoder com codec moderno de alta compressão, inserção de mídia programática out-stream e auditoria de dados.

Para elevar o nível de serviço ao padrão mundial, a empresa reestruturou a arquitetura da sua rede com múltiplos servidores próximos dos ouvintes, resultando num Uptime acima de 99.95%; otimizou o balanceador de carga para milhões de conexões e ouvintes; suporte nativo SSL (único no Brasil) e controle de sessão (token); sistema de bloqueio geográfico; e ferramentas para prevenção de ataque do tipo DDoS (negação distribuída de serviço).

Com esta movimentação, a Fábrica Host, informa em comunicado, que “passou de 100 para 300 o número de clientes que optaram por estar nessa plataforma em menos de dois anos, contribuiu diretamente com os resultados das emissoras na monetização dos plays do streaming e, indiretamente, com a possibilidade de inclusão dos dados de audiência das emissoras no Extended Rádio do Kantar Ibope Mídia. A empresa projeta chegar ao final de 2022 com mais de 500 clientes na plataforma TOP Streaming, que reúne todos os serviços”.

Como já apontado em relatórios como Inside Rádio do Kantar Ibope Mídia, o consumo de rádio via Streaming é uma realidade, o público passou a acompanhar a programação por diversos dispositivos como celular, tablet, SmarTVs, smart speakers, consoles de games. “O nosso resultado está diretamente ligado não só ao nosso empenho em garantir o melhor streaming para as emissoras, que necessitam contar com parceiros fortes, altamente capacitados e capazes de acompanhar a evolução deste mercado online, mas especialmente, pelo suporte técnico ágil que resolve os mais complexos desafios de engenharia na infraestrutura das emissoras. E é isso que estamos fazendo”, afirma Rodrigo Garcia, diretor da Fábrica Host.