MCom acompanha demonstração de novas tecnologias de som e imagem

Exibição contou com experiência audiovisual imersiva e abriu diálogo sobre o panorama técnico do desenvolvimento de tecnologias de áudio pelo mundo

Foto: MCom

O diretor do Departamento de Inovação, Regulamentação e Fiscalização do Ministério das Comunicações (MCom), Otávio Caixeta, participou da apresentação, na quinta-feira (17/2), sobre o panorama técnico do desenvolvimento das tecnologias de áudio pelo mundo e de demonstrações das tecnologias mais modernas no setor.

A apresentação, realizada pela empresa norte-americana Dolby, trouxe a experiência de imagem e som imersivo na televisão para os presentes. As tecnologias — frequentemente utilizadas nas produções audiovisuais e, originalmente, voltadas para a televisão — estão hoje em dia se popularizando em celulares e nas plataformas de música, com a promessa de mudar a experiência do consumidor.

“As tecnologias disponíveis hoje para a televisão aberta permitem ao brasileiro uma experiência inovadora. Em 2022 já temos as primeiras emissoras no Brasil utilizando as novas tecnologias desenvolvidas para a chamada ‘TV 2.5’ que foi uma modernização do padrão atual. A TV 2.5 trouxe o áudio imersivo, levando uma experiência sonora realista, e o HDR, tecnologia que aumenta o contraste, e intensidade das cores, mantendo a evolução compatível com televisores que não têm o recurso”, explicou Caixeta.

Fonte: MCom