Juscelino Filho é indicado à presidência do Conselho Deliberativo da Sistel

Fundação de Seguridade Social é ligada ao setor de Telecomunicações. O ministro visitou as instalações da entidade, em Brasília.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, foi indicado pela Telecomunicações Brasileiras (Telebras) à presidência do Conselho Deliberativo da Fundação Sistel de Seguridade Social. Nesta quinta-feira (16), o gestor visitou as instalações da entidade, em Brasília. No total, o Conselho Deliberativo é composto por 12 membros e reúne representantes das empresas e dos beneficiários.

Foto: Divulgação/MCom

Com a recriação do Ministério das Comunicações, em 2020, ficou estabelecido, entre o MCom e a presidência da Telebras, a prática da indicação do ministro titular da Pasta ou seu substituto legal como representante da estatal no conselho deliberativo da entidade. A vaga de suplente é ocupada pelo presidente do Conselho de Administração da Telebras. O conselho deliberativo tem um presidente e um vice-presidente indicados pelas respectivas patrocinadoras, e nomeados sob a forma de rodízio entre elas. Até 2024, cabe ao representante da Telebras ocupar a presidência do conselho.

A entidade atua no desenvolvimento de soluções previdenciais (fundos de pensão) para as empresa patrocinadora de plano e de seus empregados, constituindo-se em importante estratégia e instrumento de uma política empresarial competitiva.

A Sistel é regulada e fiscalizada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), do Ministério da Previdência Social. Os investimentos são fiscalizados pelo Banco Central do Brasil e conta ainda com Atuário e Auditor Independentes para a certificação dos valores das suas reservas matemáticas e das demonstrações contábeis da entidade. Entre as empresas patrocinadoras estão as principais operadoras do país, além do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações CPQD e a Telecomunicações Brasileiras (Telebras).

Fonte: MCom