José Inácio Pizani morre em Ribeirão Preto

Ex-presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), e da  Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP), o empresário e radiodifusor, José Inácio Gennari Pizani, morreu no interior de São Paulo aos 75 anos. 

Foto: ABERT

José Inácio Gennari Pizani nasceu em Araraquara (SP) e foi um dos fundadores do Sistema Clube de Comunicação, onde atualmente ocupava a posição de Diretor-presidente. A emissora é afiliada da Rede Bandeirantes no interior de São Paulo, onde tem uma cobertura de 80 municípios paulistas.

Pizani se encontrava internado após ter tido um mal súbito na emissora. Ele deixa esposa, três filhos e cinco netos.

Em nota de pesar, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, lamentou a morte de Pizani e destacou a dedicação do radiodifusor e amigo conselheiro. “O empresário visionário deixa um rico legado para a radiodifusão brasileira”, afirma a nota, e reforça que “Pizani teve importante atuação no processo de implantação da TV digital no país, em 2006, ao defender que a televisão aberta do futuro exigiria alta definição e mobilidade. Foi ainda grande colaborador no processo de migração do rádio AM para o FM”.

Rodrigo Neves, presidente da AESP, afirma em comunicado que Pizani era um “grande empresário” e que a suas atuações tanto na AESP como na ABERT foram destacadas. “Em sua atuação nas entidades, muito se dedicou em defesa dos interesses e consolidação do prestígio da radiodifusão. Apaixonado pelo que fazia e com estilo próprio, os que tiveram o privilégio da sua convivência puderam aprender e serem inspirados por sua trajetória e história como profissional e pessoa”.

Também em nota, o Prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, disse que “com tristeza recebi a notícia nessa madrugada da morte do estimado amigo José Pizani. Empreendedor nato e defensor permanente da macrorregião de Ribeirão Preto. Deixa um legado de protagonismo, e notáveis conquistas na área da comunicação. À sua esposa Iracema, filhos e familiares nosso profundo pesar.”

A SET oferece condolências a família de José Inácio Gennari Pizani por meio do seu Presidente da SET, Carlos Fini. “Pizani além de ser proprietário de uma emissora de TV e retransmissoras, teve importância no setor de  rádio com contribuições nas emissoras de rádio da região que pertencem ao Grupo, do qual era diretor. Ele ainda foi importante na defesa da implantação da TV Digital  e um dirigente associativo de relevância para a radiodifusão brasileira”.

Pela sua parte, os diretores da SET lembram do seu papel destacado na iniciativa de geração de conteúdos e no uso da tecnologia audiovisual por meio de unidades móveis que prestaram serviço a diferentes redes. De fato, foi um empreendedor nato e de sucesso.