ARRI apresenta novos filtros Impression V

Dispositivos oferecem uma gama de looks para mudar o das lentes Signature, sendo uma opção criativa para tirar de sintonia as lentes Signature Primes e Signature Zooms.

Foto: Divulgação

Empresa alemã afirma em comunicado que os novos filtros ARRI Impression V são fáceis de trocar usando o suporte do filtro magnético traseiro, com escalas de lente para manter a precisão. “São oito unidades que dão um toque vintage às lentes Signature Primes e Signature Zooms. Os quatro filtros de dioptria negativa e quatro positiva, alteram gradualmente as características de foco da imagem, permitindo que uma gama de looks seja criada para Super 35 ou grande formato com um set de lentes Signature”, explica Robert Breitenstein, gerente de Vendas e Marketing da ARRI para América Latina.

Breitenstein afirma que as dioptrias são tradicionalmente posicionadas na frente de uma lente para reduzir sua distância de foco mínimo, mas os novos filtros Impression V da ARRI são completamente diferentes. Fixados na parte traseira das lentes Signature por meio de um adaptador magnético traseiro integrado, eles alteram o look de elementos de imagem fora de foco. “Conhecidos como bokeh, esses elementos desempenham um papel significativo no impacto emocional das imagens. Todo o bokeh é afetado pelos filtros Impression V, mas é particularmente perceptível nos highlights de fundo, que obtêm mais um efeito “donut” (brilhante nas bordas), com filtros negativos e mais um efeito “bauble” (mais brilhante no meio), com filtros positivos. Em geral, os filtros positivos têm uma sensação nostálgica e glamorosa com bokeh espiralado, tons de pele brilhantes e fundos mais suaves, enquanto os filtros negativos têm um look mais arenoso, com bokeh voltado para dentro e fundos intensos e vibrantes”.

Os quatro filtros Impression V positivos são denominados IV 070P, IV 140P, IV 230P e IV 330P, enquanto os quatro filtros negativos são IV 050N, IV 100N, IV 200N e IV 290N. Em ambos os casos, os números crescentes significam um efeito de dioptria mais forte. Os filtros Impression V são projetados para serem usados em T1.8, onde o efeito é mais forte e as escalas da lente permanecem precisas. Os filtros positivos são fixados diretamente na parte traseira de cada lente Signature, enquanto os filtros negativos requerem a adição de um shim na parte traseira da lente. Há um shim de 2 mm para filmar em T1.8 e um shim de 1,85 mm para atuar como base para o shim adicional necessário para filmar com Signature Zooms ou em diafragmas mais altos com Signature Primes.

Foto: Divulgação

A ARRI afirma que os filtros Impression V funcionam com suas câmeras mais recentes: ALEXA 35, ALEXA Mini LF, ALEXA LF e ALEXA 65. Os filtros são vendidos em um kit que contém todas as oito dioptrias positivas e negativas, bem como um conjunto de shims, uma chave de fenda de torque ajustável para adicionar shims e abas de velcro para rotular as lentes filtradas no set, tudo embalado em um estojo de alumínio especialmente projetado. Para os clientes que não precisam de um kit completo, ou talvez estejam precisando de somente um, cada um dos oito tipos de filtro pode ser adquirido em um conjunto separado de três filtros que inclui os encaixes de espuma, abas de velcro e, no caso dos filtros negativos, um set de shims. Sets de velcro e conjuntos de shims também podem ser adquiridos separadamente.

“Os filtros Impression V fornecem uma maneira econômica de desconstruir a imagem digital e obter vários looks criativos com apenas um set de Signature. Nesse sentido, eles são muito mais do que filtros, são elementos óticos adicionais que tiram de sintonia as lentes de maneira controlável, seja o objetivo de tornar os tons de pele ainda mais suaves ou criar um clima particular com características de foco incomuns. Por uma parte do preço de uma única lente, eles tornam todo um conjunto de lentes mais versátil e expressivo, de forma criativa. As produções podem criar um look diferente, sem precisar de muito tempo de preparação ou podem adicionar um look secundário sem alugar um segundo set de lentes. As locadoras que não estão preparadas para um ajuste personalizado de lentes, agora podem oferecer um look diferente, sabendo que podem retornar as lentes Signature, ao seu estado original, em minutos”, explica o executivo da ARRI.

Por Fernando Moura, em São Paulo