Canon mais perto dos seus clientes
Nº 148 – Jan/Fev 2015
REPORTAGEM
Canon Brasil inaugurou dois laboratórios para suporte técnico no Brasil e operação comercial e distribuição das linhas Broadcast & Communications e Cinema
A Canon do Brasil está mais perto dos seus clientes desde que assumiu a operação comercial e a distribuição das linhas Broadcast & Communications e Cinema no país. Para isso, a companhia mudou a sua estrutura local e desenvolveu dois laboratórios de análise técnica e suporte local para os seus clientes nacionais. A ideia da companhia com esta nova estrutura é reforçar a importância do mercado brasileiro e estreitar o relacionamento da marca com os consumidores do país, a fim de oferecer produtos, soluções e serviços que atendam às suas reais necessidades e um suporte técnico apropriado estando mais perto deles e brindando uma assistência técnica mais rápida.
A iniciativa conclui o projeto iniciado em 2012, quando a marca assumiu a distribuição de suas câmeras e lentes no mercado brasileiro, seguida pela abertura de uma fábrica em Manaus (AM) em 2013.
“Nosso objetivo com este movimento é unificar toda a distribuição de equipamentos de imagem e vídeo que são produzidos pela Canon. Agora, temos capacidade de fornecer o equipamento necessário para os mais variados perfis de consumidores, desde o fotógrafo amador, até grandes empresas que têm uma demanda por equipamentos de Alta Definição, com qualidade Canon”, afirma Takashi Osawa, diretor comercial da Canon do Brasil Indústria e Comercio Ltda. Segundo Osawa, outro fator que impulsionou os investimentos da marca é o fato do Brasil ser sede de dois grandes eventos esportivos, Copa do Mundo em 2014 e Jogos Olímpicos em 2016. “Apostamos na tecnologia de ponta tanto na nossa linha de cinema como a Broadcast, tendo como objetivo a criação de objetivas de alta qualidade”.
Os laboratórios
Para isso, durante 2014 a Canon inaugurou dois laboratórios, um na sua sede de São Paulo e outro no Rio de Janeiro, onde engenheiros da companhia realizam trabalhos de manutenção e reparo de equipamentos da marca que “garantam a cobertura de qualidade na captura das imagens”, afirma Edson Thomioka, supervisor técnico da área Broadcast de Canon (ITCG) e responsável pelo laboratório.
A Revista da SET visitou o laboratório da capital paulista instalado no prédio onde a empresa tem seus escritórios e conversou com os responsáveis deste laboratório e das aéreas de Broadcast da empresa, tanto para câmeras como para lentes e objetivas. O laboratório do Rio de Janeiro inaugurado em agosto de 2014 conta com um engenheiro e o de São Paulo com dois profissionais trabalhando a tempo inteiro.
“Temos nos laboratórios back-up de materiais para a substituição para, desta forma, agilizar o trabalho e encurtar os tempos entre a chegada do equipamento e o retorno ao cliente”, afirma Thomioka. Estratégia Comercial Em entrevista à Revista da SET, Fabrízio Reis, executivo de Contas Broadcast & Communication (BCTV), afirmou que neste momento a empresa trabalha na divulgação da linha de objetivas Cine-Servo para produção 4K. Nessa linha foram especialmente desenvolvidas para produções em 4K lentes que podem ser utilizadas tanto como Positive Lock (PL) ou Electro Focus (EF).
Assim foram lançadas recentemente a CINE-SERVO 17-120mm T2.95-3.9 e a CINE-SERVO 50-1000mm T5.0-8.9, que “são produtos excelentes para o mercado e já chegam com servo para Zoom e foco na objetiva”, porque “esse é um diferencial, para produções ao vivo 4K. Precisamos ter equipamentos de fácil trabalho e manuseio”.
Reis explicou à Revista da SET que o relacionamento da marca com os broadcasters brasileiros é excelente e que o mercado nacional é muito importante, tanto que há pouco tempo a empresa desenvolveu a objetiva CN-E30-300mm T2.95-3.7 L SP a pedido da Rede Globo para a realização de diversos trabalhos de ficção.
“A 30-300mm nasceu após um pedido feito pela emissora à Canon”.
Roberta Tennenbaum, do departamento de Imaging Technologies & Communications Group (ITCG) da Canon do Brasil, afirma que a companhia aponta para dois mercados, o de cinema e o broadcasters, mas “hoje com o crescimento das produtoras no país se abrem outros mercados para a empresa, mercados que estamos explorando e nos quais estamos trabalhando”.
Futuro do 4K
Os executivos da Canon Brasil afirmam que a captação em 4K será, em primeira instância, para “produção”.
Takashi Osawa disse à Revista da SET que a produção em 4K já é uma realidade e que “deve ser explorada pelas emissoras nos próximos tempos”.
Para eles a questão está em como transmitir os conteúdos em 4K, por isso, para Reis, o futuro está na produção em 4K e a transmissão por meio de plataformas OTT (Over-the- Top), sendo que a “transmissão ao vivo continuará sendo a rainha da TV aberta no Brasil”.
E não só, quando muitos afirmam que o broadcast tradicional vai desaparecer, Yuri Nieto, executivo de Contas Cinema EOS Imaging Technologies & Communications Group da Canon, afirma que “a TV tradicional vai sobreviver, mas precisa mudar um pouco o modelo de negócio”.
De fato, para Nieto, pela forma como funciona a TV aberta no Brasil, o 4K ainda tem muito espaço e tempo.
“Hoje o mais importante é o conteúdo, e esse será realizado em 4K porque ele dará retorno do investimento pelo que o 4K não é um formato passageiro.
No nosso país temos emissoras que ainda não desligaram a TV analógica, por isso o 4K ficará por muito tempo. Talvez as emissoras daqui a 10 ou 15 anos estejam captando a 8K ou no formato que seja, mas tendo em conta como é feita a transmissão acredito que temos muito tempo para utilizar 4K no Brasil”.