As melhores novidades da indústria no SET EXPO

Nº 144 – Agosto 2014

REPORTAGEM

Nesta edição da Revista da SET mostramos algumas das principais novidades apresentadas na edição 2014 do SET EXPO pelos mais de 300 expositores que farão parte do show. Ano após ano a exposição ganha maturidade e importância e aos poucos as empresas começam a realizar lançamentos mundiais de produtos. Este ano não será diferente.

OSET EXPO 2014 é reconhecido como a principal iniciativa no segmento de tecnologia em equipamentos e serviços para engenharia de televisão, radiofusão e telecomunicações da América Latina. Além da feira com expositores nacionais e internacionais, o evento contempla a edição 25ª do Congresso SET, realizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET).
Este ano, o SET EXPO, Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes espera um público de 10 mil pessoas entre profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações.
Nesta edição serão utilizados os 10 mil metros do Pavilhão Azul do Centro de Convenções e Exposições Expo Center Norte, em São Paulo, um espaço maior, mais moderno e com melhores acessibilidades. Nele aproximadamente 300 empresas expositoras no evento irão demonstrar as tecnologias de ponta mundiais, pavilhões estrangeiros, como os da Baviera (Alemanha), do Reino Unido e o da NAB Show, com empresas norte-americanas, farão parte da feira.
Além de encontro de profissionais do setor, o SET EXPO é o momento que as empresas escolhem para apresentar ao mercado brasileiro quais são as novidades em termos de produtos e serviços. Normalmente marcada pela chegada das tecnologias já lançadas em eventos internacionais do que por lançamentos em si, a feira deste ano promete uma série de novidades.
A escolha dos equipamentos que a partir daqui se descrevem foi feita sem nenhuma ordem de mérito.
Está claro que é impossível colocar na Revista da SET as novidades e apresentações de todas as empresas, por isso foram escolhidas algumas das empresas que responderam a tempo ao apelo da revista solicitando os lançamentos, e que enviaram as suas novidades.
Na próxima edição, mais novidades do SET EXPO 2014.

DATATIX

Datatix lança plataforma fechada para exibição de vídeos. Este sistema permite que clientes substituam mídias físicas por streaming com segurança e confidencialidade. A empresa oferece uma nova plataforma para empresas que precisam divulgar conteúdo audiovisual mediante um sistema de armazenamento em nuvem transmitido por streaming.
Seu diferencial é a segurança na distribuição, que permite ao proprietário do conteúdo ter controle e estatísticas dos acessos. A Datatix foi criada em janeiro de 2014 como um braço da Tecnomídia, empresa que desde 1991 faz duplicação de mídias para o mercado corporativo. O foco da Datatix são empresas cujos conteúdos não podem ser acessados livremente. “Uma companhia que oferece vídeos de instrução para operar uma máquina tem interesse em proteger esse material”, conta o diretor. Quem assina o serviço controla o acesso e a maneira como ele será feito.
Além da vantagem da segurança, o streaming de vídeos também sai mais barato que a distribuição de DVDs por eliminar a produção e manuseio da mídia física. O material compartilhado pelo Datatix pode ser visto na própria plataforma, no site da empresa que contratou o serviço ou ainda numa página de venda de conteúdo audiovisual. Para garantir a velocidade no acesso, a Datatix usa uma tecnologia que ajusta a velocidade de transmissão ao dispositivo que é usado para assistir aos vídeos – o que garante uma experiência agradável.

FLORIPA TECNOLOGIA

Aempresa utiliza o SET EXPO para realizar os seus principais lançamentos anuais. A edição 2014 não é uma exeção, por isso nesta edição apresentará uma mesa de Controle Mestre HD/SD, com recursos avançados como 16 entradas de Áudio/ Vídeo HD/SD (Todas com frame Synchronizer), sendo 12 para vídeo e 04 para DSK, 04 Saídas de Áudio e Vídeo HD/SD, Scalers em todas as entradas e saídas, Multiviewer com VUs de áudio e Closed captions, controle de nível de áudio por canal com áudio over, gerador e inversor de gráficos interno. O produto pode ser adquirido em diversas versões com recursos modulares e valores acessíveis.
Actus, um sistema de gravação e loging para censura e conformidade multicanal com recursos avançados como Rating (visualização de gráficos de audiência de canais gravados em conjunto com as imagens), gravação de Closed Captions em arquivo separado do vídeo, Monitoramento de Loudness, Streaming dos canais gravados e diversas opções de entrada de sinal (ASI, IP, SDI, RF-ISDB-TB).
Além da Actus, nova parceira Floripa Tecnologia, na área de Gravação/Logging, a empresa apresentará no seu estande os produtos da Plura Broadcast, fabricante de monitores profissionais. Essa parceria foi estabelecida há pouco tempo, credenciando a Floripa Tecnologia como revenda autorizada da marca para todo território nacional.

RFS BRASIL

Aempresa apresentará os filtros e combinadores UHF da família Peak Power+ que trabalham com menor perda de inserção e maior resistência a picos de potência entre equipamentos similares; em uma aplicação banda larga na faixa de 470 – 860 MHz para canais de 6, 7 & 8 MHz.
Estes são projetados para todos os tipos de máscaras sem alteração de hardware: ISDB-T, DVB-T, DVB-T2, ATSC pela sua facilidade de ajustes dos filtros sem a necessidade de um especialista (RFS BCATTM software); e serviços de suporte local através da RFS Brasil para OEMs e clientes da América latina Estes filtros têm opções de refrigeração a líquido para aplicações de alta potência; uma arquitetura modular dos combinadores; facilidade de transporte, instalação e expansão futura; e são parte de uma família completa de combinadores de canais adjacentes para baixa e alta potência. A empresa ainda apresentará sistemas flexíveis de polarização de antenas com tecnologia VPT. Estes são sistemas de polarização circular e elíptica permitem que as emissoras atinjam usuários móveis.
Para RFS Brasil é importante mostrar que os projetos de sistemas com antenas flexíveis permitem diversidade espacial e de polarização e melhores níveis de saturação de sinal e taxa de dados na ponta de recepção porque minimizam o efeito de desvanecimento e melhora a margem de ruído no ponto do receptor móvel. Estes sistemas estão preparados para tecnologia MIMO ou MISO em futuros padrões de TV Digital. A tecnologia de Polarização Variável – VPT permite ajustes de polarização pelo usuário sem custos adicionais – via posição de módulo no patch panel e permite sistemas compartilhados multicanais com polarização específica para cada canal (cortesia da tecnologia RFS VPT).

SCREEN SERVICE BRASIL

AScreen Service Brasil apresentará no SET EXPO o SSBT Broadcast Analyzer que torna possível monitorar simultaneamente um sinal 4 R, um sinal ASI e outro IP. Este equipamento conta com módulos de interface para o DVB-T/DVB-T2, DVB-S / DVB-S2, bem como para IP (óptico /elétrico) que captam todos os erros relevantes no sinal já seja RF, IP, TS e T2-MI Seu painel de exibição e seu guia de programação (EPG) simplificam o monitoramento da transmissão conteúdo, sendo que também é possível o acesso remoto que é suportado através de um servidor web integrado que permite o acesso independente e simultâneo desde diferentes locais.
O sistema de monitoramento permite monitorar a sinal que sai do transmissor, a ligação do uplink ao satélite, e a chegada ao destino.

LEADER INSTRUMENTS CORPORATION

ALeader apresentará no SET EXPO 2014 o LT 4600, um gerador de vídeo multi- -formato. Este gerador compacto de 1U meio rack, gera sinais 3G-SDI, HD-SDI e SD-SDI. Dispõe de vários tipos de saída tais como color bar, padrão de teste check field SDI, caracteres de identificação, marcador de área de segurança de 90% e 80% pode ser sobreposta na tela, áudio embedded, função Lip Sync, e três sistemas independentes de sinal preto analógico.
Assim, este equipamento possui ainda uma logomarca (até 320 pixel por 240 linhas) com tamanho QVGA pode ser sobreposta em qualquer posição na tela. O logo é convertido a partir de bitmap para quatro níveis de dados monocromáticos.
Ainda, modo movimento de imagem simples é fornecida para rolar o padrão. O instrumento pode ser sincronizado com sinal black burst NTSC/PAL ou tri-level sync no modo HDTV. No caso de erro na entrada genlock, a função Stay-in fica habilitada.
Três saídas independentes de sinal preto analógicos, o sinal de black burst com o mesmo formato de saída SDI, ou sinal sincronismo HDTV tri-level, com o mesmo formato de frequência de clock pode ser selecionado para o timing variável. O Gerador tem uma saída de Word Clock de 48 KHz e uma saída de 48 KHz AES / EBU, é fornecido para sincronizar o sinal de áudio e suporta protocolo SNMP para facilitar na construir um sistema de rede. O slot USB esta disponível no painel frontal para salvar e atualizar as configurações de dados do usuário.

EPSON

AEpson realizará na exposição o lançamento dos projetores Powerlite Z10005UNL e do BrightLink Pro 1430Wi, visando dois dos seus principais mercado no Brasil.
O primeiro e o novo projetor profissional de alto brilho com 10.000 lumens, resolução WUXGA (1900 x 1200) e contraste 15.000:1, que possibilita projeções em Edge-Blending, Corner Wall (projeção em quinas) e Curved Surface (projeção sobre superfícies curvas). Esse projetor ainda pode girar em 360 graus, permitindo que a imagem se mova pelo ambiente.
Ampla conectividade, é compatível com HDMI, DVI-D, HD-BaseT e 3G-SDI e 7 lentes opcionais. Por outro lado, a Epson está voltada para os segmentos corporativos e de conferências, por isso apresentará o novo projetor de Ultracurta distância BrightLink Pro 1430Wi que permite a interação sobre qualquer superfície, tanto por toque como através da caneta eletrônica.
Seu principal diferencial é a conferência entre projetores, tablets, smartphones e PC’s, o compartilhamento de telas via web com colaboração entre os participantes e o fato de ser All in One, que dispensa a utilização de um PC. Para André Sene, gerente de produtos Epson, o SET EXPO 2014 é muito importante no calendário da empresa, que “marcará presença com um estande Hi-Tech, focando em seu segmento de projetores profissionais de alto brilho, voltados a empresas de eventos e locação, instaladores audiovisuais, integradores, além do mercado corporativo. A fabricante quer ser reconhecida como referência no segmento audiovisual, e para isso aposta na inovação e qualidade de seus equipamentos. O SET EXPO é a ocasião ideal para expor lançamentos e apresentar para o visitante o futuro da tecnologia de projetores profissionais; além de estreitar o relacionamento com clientes e parceiros”.

ABE

Aempresa apresentará transmissores de TV UHF de alta qualidade. Nesta oportunidade a empresa com 30 anos de experiência na fabricação de transmissores, apresenta no evento sua série de transmissores MTX.
Assim, no SET EXPO 2014 será exposta a série compacta de transmissores, transposers e gap-fillers para televisão analógica e digital no padrão brasileiro ISDB-T/Tb.
Segundo a empresa, os seus sistemas primam pelo baixo custo e baixo consumo de energia. Nesta edição, no estande os visitantes poderão ver transmissores UHF de 0,5W até 10kW; com correção pré-adaptiva linear e não linear (opcional); com processamento digital com baixo ruído/distorção e sem necessidade de ajustes ou calibração.
Esses equipamentos possuem hardware único para transmissões analógica e digital; MER > 35dB; função Soft Start que evita transientes nos amplificadores de RF; y Web Server completo local/remoto com 3 níveis de controles.

ENERGIA

Aempresa informa que apresentará a linha de iluminação Full Spectrum, uma nova tecnologia de LED voltada para iluminação cênica onde a fidelidade de cor é muito importante. Segundo a Energia, diferentemente de outras soluções do mercado, o Full Spectrum garante maior fidelidade sem perda de intensidade, sem implicar em mais consumo de energia.
Entre as principais características das novas luminárias está a Advanced Heat Managing Technology, isso porque a empresa investiu num sistema de refrigeração sem ruído. Trata o calor do LED como ele se apresenta. O sistema tona-se seguro e permite longos períodos de gravação mantendo suas características sem degradação (sem variação do espectro).
Por outro lado, pelo seu desenho profissional, os materiais são resistentes e atendem às necessidades de uso em externa e estúdio. Além disso, as luminárias Full Spectrum foram projetadas com uma tecnologia digital de dimmer que as tornam livres de flicker e com um desvio de temperatura e iluminação mínimo resultando numa performance superior às dimerizadas analogicamente. Ainda, possuem o padrão DMX totalmente compatível para controle de intensidade e de cor. E, um alto índice de CRI – 98 Ra a 3200K e 96 Ra a 5600K, sendo que o Ra é a média do índice de reconhecimento de cor entre os nº 1 e nº 8, mas essa medida não inclui os nº 9-15, R9 como medida de cor vermelha, é uma das mais importantes para iluminação.

JVC

Amarca apresentará a ProHD Broadcaster Server, e o serviço profissional de Streaming nesta edição do SET EXPO 2014. O novo servidor ProHD Broadcaster BR-800 é o coração do novo serviço de entrega de vídeo IP de alta qualidade através da internet da marca. Disponível como servidor físico ou solução em nuvem, o sistema recebe stream de vídeo HD das camcorders JVC e as entrega a decodificadores e pontos de ingesta de redes de distribuição de conteúdo (CDN).
O sistema incorpora uma grande variedade de recursos de processamento de vídeo, incluindo transcodificação em tempo real, time shift, Playout VoD, função de gravação e uma matriz de comutação de stream. Possui uma interface web amigável simplificando o gerenciamento na configuração das múltiplas fontes e destinos de fluxo.
Podem ser utilizadas as câmeras de ombro ProHD GY-HM850; GY-HM890 e a GY-HM650 quando conjugadas ao serviço de servidor de nuvem, a entrega de vídeo da câmera à internet fica disponível digitando uma única direção de IP. No Broadcaster um compensador de erro avançado por reconhecimento de conteúdo compensa perdas de pacote em até 30% garantindo uma alta qualidade de sinal que poder ser direcionado para múltiplos destinos através de uma matriz de comutação incorporada no servidor facilitando o gerenciamento na distribuição de múltiplos stream (MPEG-TS, MP4, HLS, HDS, e MPEG-DASH).
O servidor Broadcaster pode receber sinal de vídeo de dispositivos Android e iOS, e gerenciar a transcodificação automaticamente. Como resultado, a emissora pode receber vídeo ao vivo de um jornalista que está na locação de um acidente, por exemplo, mas tem somente um telefone celular para fornecer vídeo.

TECSYS DO BRASIL

ATecsys do Brasil, empresa de São José dos Campos (SP) apresentará no SET EXPO 2014 soluções permitem integrar diferentes redes de transmissão com equipamentos fornecidos pelos principais fabricantes do mercado, simplificando a migração das emissoras de televisão brasileiras para o padrão de TV Digital terrestre (ISDB-TB).
Para isso, lançará no evento, o TS 8200, um conversor de Mídia Digital que pode ser utilizado para TV Digital terrestre ou via satélite. Conta com entradas RF ISDB-T 174 a 806 MHz/ SAT DVB-S2 950 a 2150 MHz. Remux Lite RMA Remux Lite (gerador de sinal BTS), RMA (descompressor de BTS).
Sua operação proporciona a criação de um Feed único de SAT, pois possui saídas simultâneas de BTS e áudio e vídeo analógico. Possui sistema de CAM, ou seja, acesso condicional com suporte a IRDETO,CONAX e BISS. Além de saída IP Gigabit.
Outro dos produtos lançados oficialmente durante a SET EXPO 2014 será o TS8300, um conversor de mídia digital, com plataforma única e múltiplas opções. Segundo a empresa, é “a plataforma perfeita para receber, decodificar e criar seus novos conteúdos” Permite receber até 4 receptores de DVB-S / S2 / C / DVB-T / T2 / ISDB-T. Dispõe de até 96 PIDs decryptados com 4 módulos CA; entrada IP / Multicast IP saída via streaming; multiplexer interno de 9 entradas (IP, RF, ASI) a 5 saídas (ASI, IP).

ASTRO TV+, NOVA VERSÃO DO MIDDLEWARE PARA DRVI

ATQTVD/TOTVS apresentará no SET EXPO os seus principais produtos voltados para radiodifusores e fabricantes de equipamentos.
O destaque esse ano será a demonstração do ASTROTV+, a nova versão do middleware DTVi. O foco da nova solução é a harmonização dos conteúdos da TV Digital e da Internet, agregando- -os em uma interface única, de troca de canais, o que dá mais opções ao consumidor final e aproxima os fabricantes dos produtores de conteúdo.
Soluções em Segunda Tela também serão destaque no estande. Um novo recurso permite a transmissão do sinal da TV para um tablet ou smartphone usando DTVi e uma rede local. Dessa forma é possível ficar ligado no conteúdo da emissora em qualquer lugar da casa e ainda receber conteúdo complementar ao que está sendo transmitido.
O projeto Brasil 4D também será demonstrado na feira. Idealizado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) o programa Brasil 4D iniciou em fevereiro de 2014 no Distrito Federal e já permite a 300 famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família o acesso a benefícios e serviços dos governos federal e distrital através da TV Digital.

TEKTRONIX COM MUITAS NOVIDADES

Aempresa apresentará uma série de soluções para o mercado broadcast brasileiro e latino-americano que visitará o SET EXPO. Entre os mais importantes se encontra o WFM2300 portátil. Este é um waveform e gerador 2 em 1, criado para atender às necessidades das equipes de esportes, externa, instalação e manutenção. Suas principais características são suporte a 3G/HD/SD-SDI elétrico e ótico, análise de olho e Jitter automática, teste de cabos com gerador de stress, demodulação de closed caption, identificação de Dolby, medidor de Loudness, análise de sinal de referência, bateria substituível em campo com 4 horas de autonomia e display de alto brilho, para fácil leitura em ambientes claros ou escuros.
Outra das novidades é o WFM5200 com Loudness que oferece opções flexíveis e monitoramento de qualidade em operações de vídeo. O equipamento pode ser usado para operações de estúdio e caminhão com 4 câmeras simultâneas.
Para operação de Master com análise e logging de Loudness e closed caption. Para operações de correção de cor em ilhas de pós produção. Para operações de centrais com geração de sinal.
O monitor com forma de onda WFM8300 pode ser usado em 4K, é ideal para ambientes multiformato, oferecendo opções flexíveis e instaláveis em campo. Pode monitorar 4K-3G/HD/SD-SDI e vídeo analógico. Suporte a áudio analógico, AES e Dolby D, D+ e E, análise de Jitter e closed caption 608, 708 e ARIB, bem como análise de diagrama de olho e Jitter com filtros selecionáveis.

IDEAL ANTENAS

AIdeal Antenas, empresa brasileira atuante no setor desde 1988, “primando pela comodidade, confiabilidade e segurança na transmissão do sinal, traz mais uma inovação ao mercado brasileiro”, afirma o comunicado que apresentará uma série de produtos no SET EXPO 2014.
Isso porque, após estudos dedicados utilizando alta tecnologia através de softwares de última geração, a Ideal Antenas desenvolveu uma nova solução em operações Simulcast, “prática esta inédita no país. Com o objetivo de atender às necessidades das emissoras de rádio AM e rádio FM, nesta nova era, a era da migração, a empresa criou o Kit Simulcast”. Segundo informa a empresa, haverá novidades em seus produtos, com o desenvolvimento de “uma linha inovadora para o segmento de Microondas, com destaque para seu suporte mecânico adaptável a qualquer rádio transmissor”.
No estande da marca estarão disponíveis antenas parabólicas com diâmetros que variam de 0,2 metros a 1,8 metros, operando nas frequências de 5Ghz/ 7Ghz/ 8Ghz/ 10Ghz/ 12Ghz/ 15Ghz/ 18Ghz/ 23Ghz/ 26Ghz.

SONY BRASIL DEMONSTRA SOLUÇÕES 4K NO SET EXPO

Afabricante japonesa demonstra seus principais equipamentos de Broadcast e oferece uma verdadeira sala de cinema 4K aos participantes da 25a edição do evento. Neste ano, a empresa traz soluções voltadas ao mercado de Televisão e Cinema, mostrando diversas opções para todo o mercado audiovisual. Entre as soluções de produção de estúdio e jornalismo, a Sony traz também seus equipamentos de áudio profissional, produções ao vivo e de monitoração de referência, assim como opções em arquivo de conteúdo chegando até em soluções para o cinema. Da tecnologia em mais evidência atualmente, a Sony mostra seus equipamentos para produção de conteúdo em 4K ao vivo com a PMW-F55 – 4K LIVE, mesmo sistema utilizado pela FIFA para a captação e transmissão de imagens em 4K, realizado em três jogos da Copa do Mundo no Brasil. A câmera estará no estande da Sony localizado na rua B06, exposta junto aos adaptadores CA4000 e BPU-4000. Esta mesma configuração já é utilizada para a produção de dramaturgia em todo o mundo, inclusive no Brasil, e já está pronta para ser utilizada em grandes eventos esportivos, shows ao vivo, entre outros.
Neste ano, os participantes do evento poderão ver a qualidade do cinema 4K, assim como sua resolução em uma sala especialmente projetada para o cinema. O SRX-R320P é um sistema de projeção 4K (4096 x 2160 pixels) para exibições em salas de cinema. O projetor é equipado com três dispositivos Silicon X-tal Reflective Display (SXRD), oferecendo uma resolução quatro vezes maior que o Full HDTV (1920 x 1080), alcançando uma proporção de alto contraste de 2000:1. Este sistema de cinema digital 4K está em conformidade com o padrão de imagem 4K padrão DCI de cinema.
A PDW-HD1550, uma solução para gravações em discos XDCAM, para reprodução, edição e arquivamento, compatível com gravações XAVC Intra 422. O gravador PDW- HD1550 XDCAM HD422 oferece recursos avançados de gravação em XAVC Intra 422 a 100 Mbps em todos os tipos de discos profissionais, incluindo discos de camada tripla e quádrupla. Adequado para operações de uso interno, ou externo, o compacto e potente deck pode também executar operações estilo jog/shuttle mediante a criação de dados proxy, que para o usuário, lembra uma operação baseada em fita. O gravador também faz gravações MPEG HD 422 a 50 Mbps e MPEG HD 420 a 35 Mbps e 25 Mbps, além de MPEG IMX e DVCAM.
Ainda, a camcorder XDCAM HD422 já lançada é equipada com três sensores CCD Power HAD FX de 2/3 oferecendo a melhor qualidade de imagem e gravações MPEG HD 422 a 50 Mbps. Alta sensibilidade de F12 em 50i e uma excelente relação sinal/ruído de 62 dB. A PDW-850 apresenta um monitor lateral de LCD colorido QHD de 960 x 540, oferecendo também uma interface HDVF para possibilitar conexões com viewfinders opcionais, tanto coloridos quanto monocromáticos. A camcorder ergonomicamente bem balanceada agora é totalmente compatível com o adaptador sem fio CBK-WA100, permitindo gravação proxy e transferência de conteúdo proxy/alta resolução através de Wi-Fi/ 3G/4G/LTE, além de gerenciamento de metadados (em atualização futura). Interfaces Ethernet, USB e GPS também estão inclusos. A camcorder pesa apenas 4,2 kg (somente o corpo), e tem menor consumo de energia comparada às suas predecessoras. Também pode ser configurada em um sistema de produção ao vivo, encaixando o adaptador de fibra CA-FB70 ou o adaptador triax digital CATX70 à interface padrão de 50 pinos.

VSN NO SET EXPO

AVSN apresentará no SET EXPO 2014 as suas principais novidades de sua completa suite de soluções entre as que se destacam o MCR Automation & Distribution, e o News & Live Production.
Além disso, apresentará produtos como o VSNMULTICOM, automatização de estúdio com mais de 20 anos de êxitos, o VSNEXPLORER, o PAM, MAM & BPM de VSN, que foram adquiridos por mais de 10 canais de televisão no Brasil onde se destacam projetos em: TV Canção Nova, Fish TV, TVE de Bahia, Rede Minas, TVE do Rio Grande do Sul, Rede Massa e em ais de 200 emissoras de Latino América.
O VSNEXPLORER é uma ferramenta de gestão de toda a plataforma Spider e as suas aplicações VSNWORKFLOW MANAGER, VSNSTORAGE MANAGER, VSNARCHIVE etc.). Foi desenvolvido em HTLM5, em entorno web com o qual é possível gerir os diferentes assets, as suas representações e as suas instâncias de vídeo, assim como os armazenamentos onde são colocados.

A NOVA GRASS VALLEY FAZ SUA ESTREIA NA AMÉRICA LATINA NO SET EXPO

As câmeras LDX podem agora ser integradas ao sistema de replays K2 Dyno que trabalha com o algoritmo de reprodução dinâmico AnySpeed que permite reproduzir imagens até 200% da sua velocidade original.
Os quatro novos modelos LDX com capacidade de câmera lenta 3X e 6X, assim a LDX HiSpeed (LDX HS) e LDX Compact HiSpeed (LDX Compact HS) são câmeras que captam imagens até 3X, enquanto os modelos LDX XtremeSpeed (LDX XS) e LDX Compact XtremeSpeed (LDX Compact XS) alcançam uma velocidade de 6X.
Junto com essas câmeras, chega uma nova plataforma de câmera 4K Ultra, baseada numa nova geração de sensores de 2/3” (3), respondendo d i r e t a – mente às necessidades de produção de televisão no formato, nomeadamente para esportes, com suporte de objetivas de montagem B4. Beneficiando das soluções de conectividade de fibra da Belden, a empresa chega ao SET EXPO com um grande portfólio de equipamentos. Ainda, apresentará o playout SaaS para nuvem, com unidades de estado sólido instaladas dentro de qualquer rede, fornecendo confiabilidade total e fácil instalação.

APRESENTAÇÃO NA AMÉRICA LATINA DA IMAGINE COMMUNICATIONS

AA Imagine Communications, sucessora da Harris Broadcast., fará a primeira grande exibição pública para a América Latina durante o SET EXPO 2014. O objetivo da empresa recentemente criada é apresentar inovações em software de mídia e infraestrutura de vídeo. No estande da marca, os visitantes poderão assistir a demonstrações de soluções inovadoras e comprovar, em primeira mão, como o novo software orientado para serviços, com frameworks definidos e base em IP melhora fundamentalmente a maneira como as empresas de mídia monetizam seus ativos de mídia e gerenciam seus fluxos de trabalho.
Um dos principais produtos apresentados será o Selenio X100, um sincronizador de quadros e conversor inteligente que oferece uma ampla gama de capacidades de processamento de vídeo, áudio, dados e metadados e integra-se facilmente no workflow do sinal de qualquer ambiente de transmissão, inclusive caminhões de produção móvel, estúdios de produção e redes maiores.
Este novo produto tem expansividade para 10 Gigabit Ethernet, banda base descompactada sobre IP, Ultra HDTV (4K) ou codificação / decodificação MPEG para garantir suporte para sistemas de televisão e de produção híbridos da próxima geração.
O X100 suporta os formatos HD, também SD e oferece a mais alta qualidade de vídeo para vários canais de programas, tornando-o ideal para empresas de mídia que buscam implementar UHD TV.
Para Nahuel Villegas, vice-presidente de Vendas da Imagine Communications para América Latina e Caribe o SET EXPO é fundamental para a companhia já que “a América Latina é um mercado estratégico para o crescimento da empresa, o que faz do SET EXPO um fórum ideal para demonstração de nossos pilares de inovação, que promovem o crescimento, flexibilidade e rentabilidade dos nossos clientes em busca de oportunidades por meio de plataformas multi-telas e de múltipla distribuição”.
Farão ainda sua estreia latino-americana no SET EXPO 2014 as redes definidas por software: A estrutura do MultiService SDN, que segundo a marca simplifica a arquitetura de rede de empresas de mídia que operam em ambientes híbridos com fluxos de trabalho baseados em banda e IP, permitindo que o fluxo de bits de vídeo seja mapeado por software, criando uma estrutura de rede totalmente virtualizada para a implantação de serviços avançados.
E o gestor de fluxo de trabalho Xenio fornece um mecanismo ágil de software que permite a radiodifusores projetar, implementar e gerenciar fluxos de trabalho customizados, extensíveis e definidos por software que podem ser rapidamente escalados e adaptados para acelerar a velocidade de serviço e simplificar o gerenciamento.
Finalmente uma solução para TV Everywhere, o SelenioFlex, um sistema que proporciona flexibilidade na codificação e transcodificação de aplicações ao vivo e baseados em arquivos que vão desde a produção à distribuição multitelas, enquanto o transcoder adaptive bit rate (ABR) SelenioNext otimiza o espaço e eficiência energética com até 10 vezes mais densidade do que as ofertas existentes no mercado.

APRESENTAÇÃO MUNDIAL DA NOVA CÂMERA AJPX800 DE PANASONIC NO SET EXPO

Aempresa realizará testes de câmeras durante o SET EXPO e apresentará câmeras 4K, camcorder de mão e um novo switcher de vídeo. Ao todo, mais de 15 equipamentos com tecnologia da Panasonic serão apresentados no SET EXPO.
Entre os produtos expostos no estande está a VariCam 35, primeira filmadora profissional para broadcasting que filma com resolução 4K, lançada em abril deste ano pela Panasonic. A câmera grava com resolução de 4096x2160p (com tela 17:9) para captura de imagem em 4K e é capaz de captar em vários formatos, incluindo Ultra HD, Full HD (padrão a partir de 1080p) e High Definition (padrão a partir de 720p.
Um dos anúncios mais importantes será a apresentação mundial no SET EXPO da nova câmera AJ-PX800. A câmera possui 3 sensores MOS de 2/3” de 2.2 megapixels, alta sensibilidade (0,22 lux – F12), gravação AVC-ULTRA (AVC-LongG e Intra-Frame) e, assim como a AJ-PX5000 e a AJ-PX270, ela também tem capacidade de trabalhar com conexões de rede Wi-Fi/4G, possibilitando a criação de um novo fluxo de jornalismo.
Também estará em exposição a câmera AJ -PX270PJ, primeira camcorder de mão P2 HD com baixa taxa de bits de gravação AVC-ULTRA (AVC-LongG e Intra-Frame) e mobilidade sem fio, é um dos destaques do estande da Panasonic. Pesando apenas 5 quilos, possui alta sensibilidade para produção de imagens impressionantes, mesmo em condições de baixa iluminação.
Outro produto de destaque será o switcher AV-HS6000, um novo switcher de vídeo ao vivo de 2M/E, que traz funcionalidades como 32 canais HD e mais 2 entradas digitais de vídeo, 16 saídas HD-SDI (conexão para áudio e vídeo utilizada no segmento profissional em estúdios), entre outras funcionalidades que permitem uma interface gráfica intuitiva.

AD DIGITAL APRESENTA SOLUÇÕES DE MEDIA CLOUD

OMedia Cloud é uma plataforma desenvolvida pela AD Digital a partir do conceito de cloud computing em que a infraestrutura física e toda a camada de TI lógica é provida e administrada através de um cloud privado da própria empresa.
A plataforma surgiu a partir de um trabalho da equipe na AD em busca de inovação porque empresa pesquisa soluções em Nuvem, desde 2012, que possui os seguintes serviços disponíveis: 1- Portal para compartilhamento e transferência de conteúdo, podendo acelerar o processo em até 200x sem limite de tamanho de arquivos baseado em Web. Ideal para aplicações voltadas a “contribuição de conteúdo entre praças, OPEC para recebimento dos comerciais de agências e produtoras, Distribuição de conteúdo para múltiplos pontos, e tudo isto com gerenciamento e integração aos fluxos de trabalhos existentes em emissoras, produtoras ou agregadores de conteúdo.”
2- Serviços de Backup, BaaS (backup as a service). Ou seja, para quem faz investimentos em storage para produção online, mantenha solução de arquivo em casa, sendo LTO ou Disco, mas queira ter uma segurança de todo o conteúdo, podemos oferecer através da plataforma Media Cloud um serviço de backup em nuvem. 3-Monitoramento Remoto – ou seja, monitorar toda a infraestrutura composta por servidores, storages, switchers, discos etc.
Tudo isto, com as clássicas vantagens do mundo em Cloud: Nenhum investimento em hardware (Opex x Capex); gerenciamento mínimo de infraestrutura (redução de custo de operação/manutenção); paga apenas quando se usa de acordo com a demanda do negócio; escalabilidade/Flexibilidade – dinamicamente pode-se acrescentar ou remover recursos com habilidade de atender demandas inesperadas ou a sazonalidade da produção; tempo de ativação da infraestrutura ou serviços: imediato, não dependendo de importação, instalação e ativação.

SES

Aempresa de distribuição de sinais satélitais, SES participará do SET EXPO 2014 por considerar-la “uma excelente oportunidade para antecipar tendências, ampliar negócios e avaliar a evolução do mercado de comunicação na região”.
Assim apresentará suas soluções Ultra HD (4K), as soluções SAT/IP onde é possível ter qualidade de imagem via satélite em multi-telas e ainda mostrar os novos investimentos na América Latina da SES na região, “mostrando cada vez mais compromisso com o desenvolvimento deste mercado”.
Hoje a companhia conta com 12 satélites cobrindo a América Latina.

RIEDEL APRESENTARÁ MEDIONET 2.0

Aempresa alemã apresentará a evolução do seu sistema de rede em fibra-óptica MediorNet, que passou a suportar a integração de funcionalidades completas de matriz de encaminhamento de sinais, suporte para o protocolo aberto de controlo EMBER+ (proposto pela Lawo) e integração avançada de outros protocolos de comunicação e controle com outros equipamentos de marcas de referência na indústria, tal como a Studer e Grass Valley.
Na prática, a evolução MediorNet 2.0 acrescenta uma alternativa funcional às matrizes de vídeo convencionais, ao incorporar diretamente capacidades de encaminhamento (routing) diretamente no processador central Medior- Net, simplesmente através de uma atualização de firmware. O benefício mais importante desta funcionalidade resulta na redução de custos operacionais, reduzindo o volume e complexidade da cablagem necessária para o transporte de sinais de vídeo e áudio em grandes produções. A capacidade de comutação de vídeo integrada no sistema MediorNet 2.0 permite encaminhar sinais de uma fonte para qualquer destino da rede com um delay de menos de 40 milissegundos, juntamente com o reencaminhamento de até 1000 ligações em menos de um segundo – ideal para a reconfiguração de sistemas para diferentes produções. Tudo controlado via software, com interface drag-and-drop, permitindo guardar configurações e ativar ou eliminar múltiplas ligações de uma só vez, nomeadamente com suporte para até 65.000 pontos de cruzamento com o protocolo ProBel.
Ao mesmo tempo, a nova versão MediorNet 2.0 introduz compatibilidade com o protocolo Studer A-Link, permitindo que um sistema MediorNet Modular possa agir como uma matriz de áudio descentralizada de grande dimensão, com interfaces totalmente redundantes. Entre muitos outros melhoramentos, o suporte MediorNet para o protocolo de controlo EMBER+ permite também alargar a integração de sistemas de múltiplas marcas que estão adoptando este sistema de controle.

ASPA STAGETEC BRASIL

Dentre às novidades da Aspa Stagetec Brasil destaque para a Delec Oratis Compact, a mais nova matriz digital de comunicação compacta da marca, ideal para projetos de pequeno e médio porte.
O console de áudio Stagetec Crescendo, ideal para produções broadcast, com acesso direto aos parâmetros do canal, surround 5.1, downmix, 300 canais de entrada e 128 buses de saída. O console Crescendo é conectado ao processador de áudio e placas controladoras integradas no NEXUS STAR . O STAR pode ser configurado com até sete cartões de processamento de sinal (plug -in 6RU). O Crescendo, e o roteador STAR são interligados através de um cabo de fibra óptica. O NEXUS STAR oferece roteamento de alta capacidade (4096 x 4096 crosspoints) e pode ser equipado com MADI e/ou cartões de fibra óptica.
O sistema de UP Mix Tool, ISOSTEM, a solução para tornar os sinais estéreo em Surround Sound em tempo real, e o mais novo roteador de sinais de áudio com capacidade de 8k de sinais por Base Device, Stagetec NEXUS 8K.

BIQUAD TECNOLOGIA

BBatizado de DAP XS (de excess), o processador digital traz consigo todas as características de processamento, recursos e software da versão anterior, DAP4, porém, em uma versão mais atualizada, evoluída e robusta. Com um novo display touch-screen totalmente colorido, a interação com o software de processamento acontece diretamente na tela, agilizando de forma intuitiva o ajuste das configurações básicas do equipamento. Este novo modelo apresenta ainda uma saída MPX digital sob o protocolo AES, permitindo o interfaceamento direto com excitadores top de linha que possuem entrada MPX digital.

AJA E BLACKMAGIC EM 4K

APinnacle Broadcast traz para os corredores do SET EXPO 2014 o que há de mais avançado em conversão de áudio e vídeo. De AJA o destaque fica para a linha 4K com diferentes tipos de hardware e, entre eles, o conversor Hi5-4K que fornece um monitoramento de conexão simples e profissional, utilizando quatro saídas SDI para novos displays com capacidade 4K em HDMI. O pequeno conversor “é único e portátil que permite monitorar soluções num fluxo de trabalho profissional por um preço acessível”.
O Hi5-4K utiliza conexão HDMI que permite o envio de um sinal 4K através de um único cabo. Até oito canais de áudio embutidos no sinal SDI são levados para a saída HDMI “perfeitamente, garantindo que o áudio sempre esteja em sincroniza e pode ser facilmente reproduzidos no monitor conectado”.
O conversor também suporta entrada HFR (High Frame Rate). Sinais 4K/UHD a 50 ou 60fps podem ser usados no Hi5-4K e sairão via 4K HDMI a 25 ou 30fps, permitindo a visualização de imagens 4K HFR em monitores padrão 4K. O conversor também suporta HD. Quando não estiver trabalhando em 4K, o Hi5-4K pode ser utilizado para converter HD-SDI para HDMI. Da Blackmagic, o ATEM Production Studio 4K é uma solução para criar produções multicâmeras ao vivo nos formatos SD, HD ou UltraHD com uma ampla fonte de vídeo como câmeras, gravadores de disco ou apresentações de slides e animações feitas por computadores. O sistema entrega recursos poderosos como o chroma key, transições criativas, media pool, downstream keyers, áudio mixer, multiview e diversas outras ferramentas.
Os modelos mais avançados da solução incluem características como até 20 entradas SDI, engine SuperSource Multi-layer, Full Motion DVE, transições stinger, Media Pool Large com Motion Clips e até seis saídas auxiliares. Com o ATEM Production Studio 4K, é possível transmitir concertos ao vivo, eventos esportivos, produções teatrais, conferências e muito mais. Também é possível transmitir eventos de qualquer tamanho com qualidade Ultra HD em telas gigante de alta resolução, em telas de LED e projetores com altas resoluções