5K, indústria disponibiliza TVs com esta resolução

Nº 148 – Jan/Fev 2015

por Fernando Moura

REPORTAGEM

LG lançou em São Paulo a primeira TV Ultra HD 5K com sistema webOS e um sistema de som com 7.1 canais de som

Enquanto as emissoras e produtoras de todo o mundo decidem se migram ou não os seus equipamentos para Ultra Alta Definição (UHDTV) 4K, a indústria de aparelhos de TV deu mais um passo e lançou para América Latina, em um centro comercial de São Paulo, a primeira TV 5K do mundo.
O televisor ULTRA HD curvo de 105 polegadas tinha sido apresentado em forma de demo em janeiro de 2014 na CES (Consumer Eletronics Show) nos Estados Unidos. A novidade proporciona uma ampla experiência de visualização que é composta por mais de 11 milhões de pixels (5120-2160) e um formato de tela de cinema 21:9.
Na apresentação realizada em São Paulo, Rogério Molina, gerente geral de Produto – TV da LG Electronics do Brasil afirmou que com uma definição cinco vezes maior que uma TV Full HD, “o novo modelo – 105UC9 – oferece qualidade de imagem por meio do True 4k Engine Pro que elimina erros visuais e melhora a resolução de outros conteúdos. Outra função que ajuda na qualidade de imagem é o exclusivo painel IPS que proporciona contraste consistente, cores vivas e um amplo ângulo de visão, sem distorção de cores”.

Com Internet s pessoas conseguirão assistir a conteúdos 4K e 5K em pouco tempo nestes dispositivos

Além disso, a TV conta com um áudio potente e um sistema de som com 7.1 canais de 150 watts, que foi projetado em parceria com a fabricante de produtos Premium Harmankardon. O sistema complementa a tela Cinema Scope de 21:9 da TV, com uma performance sonora digna de uma sala de cinema.
“A ideia é trazer a experiência de cinema para a sala de estar. Com o recurso de som e uma altíssima definição de imagem faz dessa TV a mais espetacular com tecnologia ULTRA HD 5K”, afirma Molina.
Em entrevista a reportagem da Revista da SET Molina disse que a indústria vai um passo adiante da produção, por isso, o que “pretendemos é dar a maior qualidade possível de imagem ao consumidor” e quando este “tenha conteúdos em 4K, o aparelho fará o Up-Converter automático para poder exibi-los em 5K”.

Esta linha de televisores chega ao mercado equipada com o sistema webOS, um sistema que permite a navegação de uma forma fácil e intuitiva.
Desde a configuração inicial até o fornecimento de conteúdo, a plataforma disponibiliza uma barra de ferramentas, o Launcher, que permite ao usuário mudar de conteúdo – seja um programa de TV, conteúdo da Smart TV ou mídia armazenada em dispositivos externos – de um jeito tão fácil quanto mudar de canal.

O lançamento da primeira TV Ultra HD 5K gerou muita expectativa na impressa do setor

O aparelho conta com o sistema 4K 3D+ que segundo Molina já é considerado “o mais confortável do mundo, tem resolução quatro vezes maior e complementa a experiência, proporcionando mais realismo nas imagens. O espectador recebe imagens 3D de alta qualidade que são mais brilhantes do que outras TVs 3D”. Além disso, o telespectador pode transformar qualquer conteúdo 2D para 3D com um sistema de conversão de imagem.
“O mundo das TVs antes dependia do broadcasters, hoje é independente” e “pressiona os broadcasters” para que estes criem conteúdos de mais qualidade, afirma Molina.

Para Sérgio Friedheim o 5K é uma evolução natural da indústria que procura melhor qualidade de imagem

“A mudança do analógico para o digital foi muito difícil de acontecer porque envolveu um investimento muito grande da indústria. Hoje o investimento é menor e os desenvolvimentos tecnológicos são muito rápidos, por isso hoje estamos apresentando uma TV 5K, mas já estamos trabalhando em outras resoluções superiores”.
De fato, para Molina, chegar a 8K em 2020 é uma situação “possível”.
Com a mesma proporção e aspecto de filme hollywoodiano, a curvatura da tela “foi cuidadosamente calibrada para maximizar a imersão do ambiente. Além disso, ao assistir programas com o formato 16:9, o espaço não utilizado nas laterais da tela pode exibir informações e detalhes adicionais da programação”, o que pode melhorar a experiência na hora de assistir TV.
Sérgio Friedheim, diretor de Marketing da LG Brasil afirmou à Revista da SET que lançar uma TV 5K é mostrar ao mercado a “evolução da indústria.
Temos claro que ainda não há conteúdos nesta resolução” e que “ainda é difícil tê-los em 4K”, mas o consumidor quer “cada vez mais qualidade de imagem na sua TV”.
Para ele, o 5K “é uma evolução natural” para uma indústria que “procura sempre melhor qualidade, uma qualidade agora pedida pelo cliente que pede cada dia mais qualidade e serviços mais específicos. Nesse sentido, a nossa indústria vai puxar a indústria de conteúdos para que esta crie conteúdos primeiro em 4K e, talvez, mais tarde em 5K”.