XDCAM air da Sony apresentado no Brasil

Solução interconecta câmeras com modulo Wireless a nuvem via redes móveis e com as redações das emissoras de TV

Companhia nipônica disponibiliza no Brasil o seu serviço de fluxo de trabalho baseado em nuvem para produção de notícias que foi “criado para atender ao público mais fiel da Internet na atualidade”.

Segunda a empresa, o  XDCAM air é “a ponte flexível entre os equipamentos de campo e sua infraestrutura em estúdio, orquestrando perfeitamente a transferência de vídeos ao vivo, arquivos de mídia e metadados de projetos”.

O Serviço Profissional de Nuvem XDCAM air da Sony para Produção de Notícias (XDCAM air Professional Cloud Service for News Production) oferece transmissão ao vivo e/ou transferência de arquivos diretamente do campo, associando “avançadas ferramentas baseadas em nuvem para conectar sua equipe jornalística instantaneamente às notícias quentes do dia”.

Empresa afirma que está é uma forma de compartilhar conteúdo rapidamente já que o “XDCAM air carrega automaticamente vídeo proxy para a nuvem de vários operadores de câmera em campo, para que a edição possa começar imediatamente. O conteúdo carregado pode ser acessado de forma segura em qualquer lugar. As equipes de notícias podem até mesmo começar a registrar clipes enquanto a gravação ainda está sendo feita, economizando ainda mais tempo enquanto a história acontece”.

XDCAM Pocket transforma o smartphone do usuário em uma “XDCAM pronta para conexão em nuvem. Este aplicativo móvel intuitivo transmite para a base conteúdo gravado com smartphones, usando a sofisticada tecnologia QoS para imagens mais bonitas e menos quedas nas redes celulares LTE”.

Segundo a empresa, o método de transmissão mais adequado pode ser escolhido pensando em “sem fio, celular, celular dual-link, AVC (H.264) e HEVC (H.265). O XDCAM air possibilita transmissão ao vivo e transferência de arquivos ponto a ponto e multiponto, bem como diretamente às mídias sociais”.

Finalmente, o XDCAM air envia informações e metadados de planejamento da história do sistema de computadores da redação diretamente às câmeras da Sony compatíveis em campo. “Após a filmagem, tudo é inserido automaticamente em seu sistema de gerenciamento de ativos de mídia (MAM)”.

Por Fernando Moura, em São Paulo