Satélite Amazon Nexus embarcará na missão Pathfinder 2

A operadora espanhola ganhou o contrato em associação com a Artel, uma empresa que integra redes de comunicação seguras e embarcará na missão Pathfinder 2 da Força Espacial dos Estados Unidos

A Hispasat anunciou que, juntamente com Artel, obtiveram um contrato para enviar a missão Pathfinder 2 da Força Espacial dos Estados Unidos em seu satélite Amazonas Nexus, cujo lançamento está programado para meados de 2022. O projeto é liderado por Artel, integrador de rede global sistema de comunicações seguras certificado pelo Departamento de Defesa dos EUA, em colaboração com a Hunter Communications, fornecedora de soluções de comunicação via satélite.

A missão Pathfinder 2 terá uma carga útil de 108 MHz de capacidade espacial a bordo do Amazon Nexus com níveis rigorosos de proteção contra overdrive que atendem aos requisitos de alta segurança do Departamento de Defesa. Além disso, para maior garantia, o novo satélite Hispasat será equipado com o avançado sistema de criptografia CNSSP-12 para telemetria e controle remoto, o que o torna muito mais seguro e adequado para missões críticas.

O Amazonas Nexus é um satélite de alto rendimento (HTS) projetado com uma arquitetura inovadora que combina as bandas Ku e Ka para otimizar as comunicações e multiplicar a capacidade disponível para uso comercial. Além disso, levará um Processador Digital Transparente (DTP) de ponta, um avanço tecnológico que processará digitalmente a carga útil do satélite e aumentará sua flexibilidade em órbita. O novo satélite terá cobertura em todo o continente americano, no corredor do Atlântico Norte (área de grande tráfego aéreo e marítimo) e na Groenlândia

Esta é a terceira missão do programa Pathfinder, um plano da Força Aérea dos Estados Unidos para realizar diferentes projetos-piloto que lhe permitirão explorar novos modelos de contratação para cobrir suas necessidades de serviços comerciais de telecomunicações por satélite (COMSATCOM). O objetivo do programa é obter melhores serviços de satélite e economia de custos em comparação com o método tradicional de aluguel de curto espaço de capacidade espacial em satélites comerciais já em órbita, mantendo os requisitos de segurança exigidos.

Nesse caso, a missão Pathfinder 2 foi projetada para embarcar em um satélite em construção. O governo dos Estados Unidos terá o uso do transponder por toda a vida útil do Amazon Nexus, estimada em quinze anos, e a Hispasat operará o satélite. Essa missão faz parte do esforço da Força Aérea dos Estados Unidos para contratar serviços COMSATCOM mais adaptados e com melhor desempenho, com missões mais flexíveis e seguras.