Hispamar oferece WiFi via satélite no Brasil em colaboração com o Facebook

Duas empresas vão cooperar na implantação de hotspots Wi-Fi em diferentes regiões brasileiras, utilizando a capacidade satelital da Hispamar e a plataforma Express WiFi do Facebook, com o objetivo de alcançar áreas com pouca comunicação

Amazonas 5 controlado pela Hispamar

A empresa anunciou que vai colaborar com o Facebook para oferecer conectividade WiFi via satélite no Brasil através da plataforma Express WiFi do Facebook. Em colaboração com provedores de serviços de Internet locais (ISPs), afirma a empresa, os hotspots WiFi facilitarão o acesso à Internet em áreas do Brasil com conectividade limitada. Atualmente, a conectividade é um requisito básico para o desenvolvimento econômico e social, e os satélites são a infra-estrutura fundamental para levar as comunicações para regiões onde as redes terrestres de alta velocidade não chegam.

A plataforma Facebook WiFi Express é um software que permite aos provedores de serviços e operadoras de redes móveis “construir, operar, aumentar e monetizar seus negócios de WiFi de forma sustentável e escalonável. O Facebook faz parcerias com provedores de serviços e operadoras como a Hispamar para estender o acesso à Internet WiFi rápido, acessível e confiável por meio de sua plataforma Express WiFi”, explica o comunicado.

Sendo assim, em associação com o Facebook, a Hispamar implantará pontos WiFi em diferentes locais do Brasil que funcionarão via satélite. Além disso, fornecerá sua capacidade de satélite e suas plataformas de serviços gerenciados, o que reduzirá o tempo de acesso ao mercado para parceiros locais e ISPs, responsáveis ​​pela comercialização do serviço e suporte ao usuário final.

Esta colaboração destaca o compromisso de ambas as empresas para alcançar áreas carentes e ajudar a superar os desafios impostos pela conectividade zero ou ruim e a extensão do acesso à Internet em muitas regiões do mundo. O objetivo do projeto é que os brasileiros possam desfrutar da Internet para acessar os benefícios oferecidos pelo mundo digital através de uma solução de implementação simples e rápida.

A solução, afirma o comunicado, “permite adaptar-se às necessidades e disponibilidade econômica dos usuários finais através de um sistema de pacotes de dados pré-pagos. Os usuários deste serviço podem escolher entre diferentes opções de produtos e preço. Depois de adquirir o pacote de dados selecionado e digite o código de acesso, os clientes só têm de ligar o dispositivo à rede WiFi Express para navegar na Internet através do serviço de satélite de alta velocidade”.

Os pontos Wi-Fi via satélite, afirma a empresa,  “trazem conectividade ao cliente final com grande simplicidade, sem ter que se preocupar em instalar qualquer terminal ou realizar qualquer procedimento, além da compra do pacote de dados pré-pago. Além disso, esse sistema permite que os usuários ajustem seu consumo às suas necessidades e à sua capacidade econômica, sem ter que se comprometer com um pagamento mensal fixo. Desta forma, o acesso ao mundo digital é facilitado para que qualquer pessoa possa ter a oportunidade de aproveitar as vantagens oferecidas pela Sociedade da Informação atualmente”.