Canon lança câmera de Cinema EOS C500 Mark II

Equipamento está equipado com sensor full-frame de 5,9K e uma nova plataforma de processamento de imagem

Empresa japonesa lançou um novo produto da linha cinematográfica digital profissional Cinema EOS: a EOS C500 Mark II, que apresenta um sensor full-frame de 5,9K e uma nova plataforma de processamento de imagem. Com um design modular que permite aos usuários customizar a câmera para atender suas necessidades de gravação, a câmera oferece capacidade de expansão para “facilitar uma ampla gama de produções de conteúdo de vídeo, desde filmes e dramaturgia televisiva, que exigem vídeo de alta qualidade, até reportagens e documentários, onde a mobilidade é extremamente importante”, afirma a empresa em comunicado.

“Estamos sempre inovando quando o assunto é oferecer câmeras de Cinema que atendam o exigente público das grandes produções. A EOS C500 Mark II atenderá esse público, mas também é destinada para os criadores que buscam gravar séries e documentários. Esperamos atingir as expectativas mais uma vez com esse lançamento”, disse Fabio Zuccaratto, Supervisor de Vendas Broadcast da Canon do Brasil.

O alcance dinâmico é medido em unidades chamadas “stops”. Com o aumento dos “stops”, a faixa de luminância que pode ser capturada durante o disparo é dobrada. O número máximo de “stops”disponíveis difere dependendo do modo de gravação

Equipada com um sensor full-frame de 5,9K com range dinâmico de até 15+ stops, a EOS C500 Mark II possibilita a captura de imagens de alta qualidade, “mesmo em ambientes com diferenças drásticas entre as regiões claras e escuras. Tudo isso em um design compacto e leve”. Equipada com a nova plataforma de processamento de imagem de alta velocidade “DIGIC DV 7”, a câmera possibilita gravações em 5.9K/60p, 4K/60p e 2K/120p.

Com o Cinema RAW Light, um formato de vídeo que permite gravação de arquivos com tamanho reduzido, a EOS C500 Mark II possibilita a gravação interna de dados mantendo informações de vídeo em alta qualidade, sem a necessidade do uso de um gravador externo. A câmera também suporta o XF-AVC, um formato de vídeo que grava eficientemente os dados de vídeo compactados. A mídia pode ser gravada em cartões CFexpress Tipo B e em cartões UHS-II SD 2, o primeiro para câmeras de cinema e camcorders da Canon. Além disso, a câmera suporta os padrões HDR HLG (Hybrid Log-Gamma), que é adequado para transmissão ao vivo, e PQ (Perceptual Quantization), que é adequado para produção e distribuição de filmes on-line, explica a empresa.

Lentes

A EOS C500 Mark II permite aos usuários a troca do bocal de lente do tipo EF para o tipo EF Cinema ou tipo PL, usando um kit de montagem (vendido separadamente). Outra “vantagem é poder anexar uma unidade de extensão (vendida separadamente), fazendo com que a câmera possa suportar uma variedade de estilos de gravação, incluindo gravação com várias câmeras e por drone, por exemplo, o que requer também controle remoto”, explica o executivo.

A EOS C500 Mark II estará à venda no Brasil a partir de dezembro deste ano.

Por Fernando Moura, em São Paulo