Sony anuncia serviços de locação Rent-a-Pack

Empresa nipônica avança para serviços Opex

Sony apresenta a modalidade Rent-a-Pack ao mercado com opções de locações de equipamentos e possibilidade de agregar pacotes de serviços, garantia e suporte técnico personalizados para cada necessidade a fim de garantir a disponibilidade de equipamentos ou sistemas de modo que o cliente tenha toda a tranquilidade e garantia de seus equipamentos com a facilidade de renovação tecnológica de forma cíclica e periódica com investimentos previsíveis e planejados.

A tendência de mudança de CapEx para OpEx vem acontecendo em diversos setores da indústria de forma muito acelerada no mercado de hardware e software de TI, e que de forma não diferente se faz necessária para o mercado audiovisual e broadcast devido à grande convergência e rápida inovação tecnológica.

Para atender essa demanda, explicou à reportagem da Revista da SET, Luis Fernando Fabichak, General Manager da Sony Brasil, “foi criado um novo modelo de negócios para infraestrutura e serviços ofertado através do Rent-a-Pack, que facilita a contratação e locação de produtos da linha profissional. O novo serviço é um sistema de locação voltado para empresas de pequeno e médio porte que precisam de equipamentos profissionais para suas produções, mas encontram o desafio de saúde financeira e gerenciamento de ativos”.

Com o novo sistema, “a abordagem de infraestrutura como serviço passa a ser uma alternativa que torna acessível o gerenciamento dos negócios e recursos. Com um contrato de locação que prevê instalação, manutenção e troca do equipamento no seu período de vigência, a proposta poderá facilitar também as evoluções da empresa em acompanhamento do que há de mais avançado no mercado”, disse o executivo.

Os principais diferenciais desse sistema para um leasing convencional são que passa a ser uma solução personalizada: com o grande portfólio de produtos, é possível oferecer pacotes customizados de acordo com a necessidade de cada empresa.

Suporte local: além do fornecimento de hardware, a oferta de serviços de instalação, treinamento e suporte técnico local com especialistas poderá ser realizado por e-mail ou telefone, sem cobranças adicionais.

Segurança e tranquilidade: com disponibilidade de um time de especialistas em políticas de manutenção, reparos, tempo de atendimento em um modelo SLA (Service Level Agreement) claramente definido, tenha a tranquilidade de continuidade da operação para focar em outros temas relevantes para o negócio.

Renovação tecnológica: com as frequentes inovações tecnológicas e lançamentos, tenha a garantia e previsão de renovação em intervalos de tempo programáveis.

Eficiência financeira: no modelo tradicional de compra e importação de hardware há uma necessidade de prever e planejar custos de impostos e depreciação. “Com o novo modelo da Sony, não há depreciação de bens”, explicou Fabichak.

O executivo disse que dentre as principais vantagens que “podemos citar de um processo de locação são as parcelas fixas que não sofrem alterações durante a vigência do contrato; a renovação do equipamento, seu parque tecnológico sempre moderno e atualizado. Linha de crédito intacta, não prejudica seus limites de crédito perante aos bancos. Não imobiliza os equipamentos no ativo da empresa, economizando o custo do inventário. Não tem entrada, a sua empresa não necessita se descapitalizar; é passível de dedução de IR, pois as mensalidades entram como despesa; e é a opção de continuar com o equipamento, extensão do contrato com parcelas reduzidas”, finalizou.

Por Fernando Moura, em São Paulo