SET EXPO 2019 supera expectativas e aquece o mercado audiovisual brasileiro

Feira recebeu mais de 15 mil visitantes, teve um acréscimo de 30% de novos expositores e uma expectativa de geração de negócios de mais de US$ 50 milhões, um aumento de 25% em  relação à edição anterior

por Fernando Moura, em São Paulo

O SET EXPO 2019 acabou com um olhar positivo com respeito aos investimentos e desenvolvimentos da tecnologia da cadeia audiovisual brasileira e latino-americana, já que, segundo os expositores consultados pela reportagem, os três dias foram de importantes conversas, início de projetos e até fechamento de negócios.
Assim, pelo ânimo dos expositores e players do mercado no fim da feira, os corredores respiravam um ar de otimismos e tranquilidade. Claro, os interrogantes do mercado antes do início da exposição eram de dúvidas, mas o final parece ter sido feliz para alguns dos participantes. E se foi bom para os expositores, a reportagem pode afirmar que será bom para a indústria, já que a aquisição de equipamentos e soluções melhora o workflow da cadeia audiovisual e permite uma atualização necessária em uma época em que o ciclo de vida das tecnologias é tão curto.

Da feira e do 31º Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento — SET EXPO 2019, destaque para a chegada de novos players, tanto com expositores como com marcas que se fizeram presentes pela primeira vez no evento, como a quantidade de público que superou as expectativas, não só em número, mas também em qualidade.
A edição 2019 superou as expectativas da organização. Recebeu a visita de cerca de 15.000 pessoas. Deste total, 2.000 congressistas conferiram as mais de 80 horas de palestras, ouvindo 200 especialistas em suas áreas de atuação, que abordaram em profundidade as inovações, tendências e desafios relacionados à crescente demanda por conteúdo audiovisual e aos novos hábitos de consumo de mídia.

Acordos e temas disruptivos
Esta edição do SET EXPO permitiu selar o acordo de cooperação entre a SMPTE (Society of Motion Pictures and Television Engineers), uma das mais importantes associações do setor de cinema e televisão do mundo, e a SET.
No Congresso, além de questões técnicas já consagradas, tais como infraestrutura de transmissão de TV e conteúdo, temas disruptivos como inteligência artificial, esportes eletrônicos e Big Data também ganharam espaço e grande interesse por parte dos congressistas. Entre os palestrantes, nomes do mercado e também de associações dos Estados Unidos (SMPTE, NAB), da Alemanha (Fraunhofer IIS) e do Japão (NHK-S-TRL, DiBEG); as grandes redes de TV nacionais como Globo, SBT, Record TV e Band e big techs como YouTube, IBM e Amazon.
Para Carlos Fini, presidente da SET, o SET EXPO 2019 mostrou a convergência e as enormes oportunidades de negócios do setor de mídia e entretenimento. “Percebo um espaço fértil para convergência, convivência e complementaridade positiva entre os modelos de consumo de mídia. Disse isso após o final do NAB Show 2019 e repito agora: estamos vivendo uma época do “e”, e não do “ou”. A cada dia que passa há mais demanda por conteúdo e novos consumidores: tudo se encaixa”, avaliou.

SET EXPO
A Feira de Tecnologia e Negócios abriu as portas de produtos e serviços de cerca de 400 marcas. Foram expostos, entre outros, equipamentos profissionais de áudio e vídeo, softwares de gestão de produção e serviços de distribuição via streaming ou via satélite. Entre as marcas presentes, líderes globais como Sony, Canon, Grass Valley, Fujifilm, SES, Eutelsat, Intelsat, Hispasat, Panasonic, Newtek, Newtec, Ateme, Hitachi, Adobe, Sennheiser, Arri, AWS Elemental, JVC, Ross Video, Riedel, Shure, e muitas outras. Integradores locais como Pinnacle Broadcast, Alliance Technologies, Seal Telecom, LineUp, e desenvolvedores locais como ShowCasePro, Alfred, Mirakulo, Media Portal, e muitos outros.
Neste ano, houve um acréscimo de 30% de novos expositores e uma expectativa de geração de negócios de mais de US$ 50 milhões (superior a R$ 200 milhões), cifra 25% superior em relação à edição anterior.
“O SET EXPO é a feira mais importante para a Sony no mercado brasileiro e dá uma visibilidade muito grande para o segmento audiovisual, tanto para a parte de produção, quanto para a área de emissoras, então todo mundo que trabalha com audiovisual está aqui.” afirmou Ilson Brancaleoni, do Marketing & Suporte Técnico da Sony.
Para Paulo César, representante de vendas da Sennheiser, a importância de participar da feira é a de ampliar  o networking. “Foi importante para formar o maior número de contatos e parcerias com outras empresas”, disse.
Jurandir Pitsch, VP de Vendas da América Latina da SES, uma das mais importantes operadoras de satélites do mundo, explica a importância da SET EXPO: “para nós é a maior feira que poderíamos participar, onde fazemos nosso maior investimento e um evento que nos traz um retorno muito interessante.”José Elias, gerente de vendas da IF Telecom, afirmou à reportagem da Revista da SET que a edição 2019 do SET EXPO foi a melhor dos últimos tempos. “Fizemos excelentes negócios. A feira superou as nossas expectativas”, disse. Opinião compartida por Eduardo Mendes, diretor geral comercial da Hitachi, que afirmou que a empresa “sempre participamos da feira e este ano surpreendeu”.
Para Marcio Pena, o gerente técnico para América Latina de Ateme, a importância de se fazer presente no SET EXPO se dá porque “o mercado de broadcasting está em transformação de comportamento então precisamos estar o mais perto possível dos clientes para entender suas necessidades”.
“Esta é a nossa segunda vez no SET EXPO e a feira nós tem ajudado a conseguir novos clientes e manter contato com os nossos atuais”, contou Winnie Zhou, do departamento de Vendas para o Exterior da Godox.

Dos três dias de exposição no pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, na capital paulista, esta edição tentará abordar os principais destaques em termos de equipamento, os lançamentos da feira, tanto mundiais como regionais, e as conclusões dos expositores. SET EXPO 2020
Durante a feira,na reunião de Diretoria da SET, foi anunciado que o SET EXPO 2020 será realizado no Pavilhão Azul do Expo Center Norte,” pois se trata de um espaço maior. O evento acontecerá entre os dias 24 e 27 de agosto”, disse Fini aos presentes.