EiTV apresenta solução integrada de áudio

SET EXPO

Na edição 2019 do SET EXPO, empresa paulista apresentou uma solução de áudio que funciona a partir de uma única caixa de som, desenvolvida pelo instituto alemão Fraunhofer, um centro de pesquisa voltado para sistemas de microeletrônica e tecnologia da informação (TI), que desenvolveu o sistema de áudio imersivo 3D MPEG-H, que transforma o som num “objeto”, dentro do qual você se acomoda como se estivesse no local onde tudo foi gravado.
A empresa explica que o sistema MPEG-H vai passar a ser uma opção de som 3D na transmissão de TV digital aberta no Brasil, que continuará tendo como padrão o sistema de som HE-AAC. Nesse contexto, o instituto Fraunhofer demonstrou em um estúdio para demonstração no estande do Fórum SBTVD em conjunto com a EiTV para integrar a experiência. Equipamentos de hardware e software da empresa foram utilizados na codificação de sinal.
Rodrigo Araújo, diretor comercial da EiTV, disse que “o instituto Fraunhofer nos procurou em função da nossa identificação com a pesquisa e o desenvolvimento  da TV Digital, gerando inovações.” De fato, a EiTV é uma startup formada por ex-alunos da Unicamp que desenvolve software e equipamentos para emissoras de TV compatíveis com o padrão da TV digital aberta adotado no Brasil.
Ainda, a empresa lançou o EiTV Audiolink, um software que permite utilizar o sinal de transmissão para agregar um sinal de comunicação com as equipes de externa. “Como a banda do sinal de TV digital é mais do que suficiente para a transmissão da programação, o espaço que sobra pode ser usado para ligar a redação às equipes de externa. As conversas são encriptadas de ponta a ponta, evitando o risco de vazamentos. O repórter poderá captar o sinal por meio de um aplicativo para Android ou receptor Down Converter Box”, explicou Araújo à reportagem da Revista da SET.
O executivo disse que para as emissoras brasileiras que já possuem o implementador de funções EiTV Playout, o Audiolink é uma atualização do sistema, sem a necessidade de um hardware adicional na central de transmissão da emissora.