Pré-evento marca início das campanhas de comunicação do switch-off no Nordeste

SET Nordeste 2017

O SET Nordeste 2017 começou com uma coletiva de imprensa sobre o desligamento do sinal analógico de TV no Nordeste. O evento marcou o lançamento da campanha de comunicação do switch-off na região e foi realizado pela SET em parceria com a ABERT, com a ACERT e com a EAD/Seja Digital. André Cintra (ABERT), Patrícia Abreu (EAD/Seja Digital) e Giuliana Carrazone (Globo) participaram da sessão e falaram ao público no auditório do Sebrae em Fortaleza (CE).
O desligamento na capital cearense está previsto para o dia 27 de setembro de 2017. Cintra ressaltou o trabalho feito pela Seja Digital em todo o país e afirmou estar satisfeito com andamento do processo no Brasil. “Nós estamos satisfeitos e felizes porque a TV Digital está caminhando. Já desligamos Rio Verde (GO) e Brasília (DF) em 2016 e, agora, São Paulo (SP) na data prevista. No final deste mês, desligaremos Goiânia (GO) e depois Recife (PE) e o switch-off em Fortaleza (CE) e em Salvador (BA) está previsto para o dia 27 de setembro de 2017, ainda sujeito à confirmação do Ministério”, afirmou.

Giuliana Carrazone, coordenadora de projetos especiais da Globo, apresentou as estratégias voluntárias de campanha adotadas pela emissora e mostrou detalhes sobre o programa Patrulha Digital, uma união da comunicação, do jornalismo, da programação e da tecnologia da Globo. “Começamos o Patrulha em Rio Verde com 30 alunos voluntários, em parceria com o Senai. Em Brasília, foram 1.500 voluntários e percorremos 1.200 Km. Em São Paulo, conseguimos 75 mil alunos, foram 2.500 Km percorridos e 10 milhões de pessoas impactadas.”
A Globeleza Erika Moura foi a madrinha do programa, sempre em companhia de atores da emissora, lembrou Giuliana. “A Globo também realizou panfletagem sobre o desligamento, com voluntários sempre acompanhados do nosso caminhão. Outro produto de comunicação que criamos é o Feirão Digital, no qual fazemos parceria com o comércio e com a Seja Digital para vender e distribuir kits, televisores, conversores e antenas. O Fora da Rota, em hospitais, asilos, creches e presídios também está sendo importante. O tempo todo usamos o jornalismo e a programação para agendar o evento. As estratégias de comunicação são mais simples do que pensamos”, considerou.
Patrícia Abreu, diretora de comunicação da Seja Digital, também ressaltou a importância das parcerias com todos os atores envolvidos no processo de digitalização da TV brasileira, explicou as estratégias de comunicação da entidade e ressaltou a necessidade de mobilização social em regiões de população com vulnerabilidade. “Só as campanhas de comunicação não adiantam em regiões mais vulneráveis. Como o nosso objetivo é não deixar ninguém para trás, é importante legitimarmos o nosso discurso a partir da ajuda de líderes comunitários, líderes religiosos, ONG’s, prefeituras, agentes de saúde e junto aos alunos nas escolas. São os alunos que, nessas regiões, muitas vezes, são os primeiros a estudar em suas casas e levam as informações sobre o desligamento para os pais”, afirmou.
As parcerias com antenistas e varejistas também são fundamentais para o bom andamento do processo, na opinião da representante da Seja Digital. “Existem antenistas em Rio Verde e em Brasília que ‘surfaram’ na onda do switch-off e conseguiram inclusive comprar carro, casa e melhorar financeiramente as suas vidas. Mobilizamos esses antenistas para que eles entendam que podem ajudar muito no desligamento e que, ao mesmo tempo, têm uma oportunidade de ouro nas mãos.”
Na região de Fortaleza, quinze cidades serão digitalizadas em 2017. “Dividimos essas quinze cidades em quatro macrorregiões (Caucaia, Fortaleza, Maracanaú e Aquiraz). São 3,9 milhões de pessoas atingidas pela digitalização em mais de 1,2 milhões de domicílios. Vamos distribuir 559 mil kits gratuitos até o final de setembro, que é a data prevista para o switch-off”, explicou a palestrante. A distribuição dos 559 mil kits começa em junho. A população de baixa renda inscrita nos programas sociais do governo federal já pode verificar se está na lista de beneficiários acessando o site sejadigital.com.br/kit. O beneficiário deve inserir o seu CPF ou o NIS e preencher o formulário com os seus dados.