Kaltura

A Kaltura apresentou soluções para vídeo por streaming na NAB 2017. Para Edmar Moraes, diretor de Vendas de Mídia e Entretenimento para América Latina da companhia — primeira empresa do mundo a apresentar uma plataforma de vídeo na internet —, a tendência está cada vez mais clara: um mundo em convergência.
A Revista da SET conversou com Moraes após a abertura oficial do evento onde — como referimos na edição anterior — o presidente da NAB Gordon Smith afirmou que a indústria passa por novos desafios de convergência, nos quais a televisão norte-americana une-se de uma vez ao mundo broadband e inicia uma nova era na indústria do entretenimento. Moraes acredita que pela primeira vez “as emissoras estão vendo o broadcast-over-broad- band, ou seja, isso é literalmente convergência, estamos falando pela primeira vez da real transformação e a propagação do unicast. Essa transição de colocar vídeo na internet, hoje todo o mundo coloca, agora no nosso mercado, onde o vídeo é o negócio dos nossos clientes, este é o diferencial. Vídeo todo o mundo têm na internet, agora TV é diferente porque quando falamos de infraestrutura para TV ela acaba sendo mais barata no streaming que como uma solução de broadcast tradicional”.
No evento foi antecipado à reportagem da Revista da SET que a empresa trabalhava no fortalecimento da sua parceria com a Akamai com o objetivo de oferecer a solução Predictive Content Delivery pela plataforma de TV da Kaltura. A solução, disse Moraes, “foi projetada para permitir que operadores e companhias de mídia entreguem a seus usuários finais conteúdos com alta qualidade com custo-benefício operacional melhor em seu back-end.
Aproveitando a plataforma Akamai Predictive Content Delivery e os seus CDNs, junto com a expertise de inteligência de mercado e o conhecimento do consumidor da plataforma da Kaltura TV, a solução conjunta facilita o cache nos dispositivos que recebem o conteúdo, utilizando, de forma inteligente, a gestão de recursos na hora de realizar o download de conteúdo em segundo plano quando o usuário está conectado a uma rede Wi-Fi de alta taxa de transferência.
O conteúdo é baixado com base no perfil e histórico de cada usuário, e oferecido ao cliente para visualização off-line, em qualquer momento e em qualquer dispositivo, independentemente da conexão e da qualidade da rede a que esteja conectado. A solução foi projetada para permitir que os provedores de conteúdo de vídeo ofereçam a cada usuário seu conteúdo preferido juntamente com uma excelente experiência na hora de assistir.
A expectativa de ambas empresas é de que, ao longo do tempo, os recursos continuem a evoluir mediante a utilização  de novas análises e modelos de inteligência  que serão introduzidos, em seus respectivos produtos, tanto pela Kaltura quanto pela Akamai.
Para Moraes, “esta parceria pode ser muito importante para os provedores locais porque um dos maiores déficits da região é a falta de redes de Internet e a sua instabilidade o que dificulta a experiência aos usuários”.