Blackmagic anunciou Hyperdeck Studio Mini V7.1

Nova atualização de software gratuita adiciona novo codec H.264, novo codec de áudio AAC, gravações de duração mais longa em arquivo único e transferências de arquivo mais rápidas com Ethernet

H.A Blackmagic Design anunciou o HyperDeck v7.1, uma nova atualização de software que adiciona uma série de recursos novos aos gravadores broadcast HyperDeck Studio Mini. A nova atualização inclui um novo codec H.264 que “suporta formatos HD verdadeiramente entrelaçados, um novo codec de áudio AAC que permite o upload de arquivos diretamente para o YouTube, transferências Ethernet muito mais rápidas a 110 Mb/s e suporte para durações mais longas em um único arquivo de pelo menos três horas”, afirma a empresa.

O HyperDeck Studio Mini é um deck broadcast miniaturizado que é tão compacto e portátil que os clientes podem usá-lo em qualquer lugar. Os clientes podem escolher entre codecs H.264, ProRes ou DNx de qualidade incrível e utilizar cartões de memória SD ou UHS-II para gravar em formatos de arquivo QuickTime ou MXF. O HyperDeck Studio Mini possui recursos como 6G-SDI para todos os formatos até 2160p30, HDMI para monitoramento, compartimentos duplos de cartão SD para gravação ininterrupta e um gerador de sincronização que permite a ligação em cascata e a sincronização de vários decks.

O HyperDeck Studio Mini inclui conexões 6G-SDI multitaxa para que os clientes possam trabalhar com todos os formatos SD, HD e Ultra HD de até 2160p30. possui controles de transporte parecidos com os decks tradicionais, incluindo um pequeno seletor giratório para controle jog e shuttle. A tela LCD compacta exibe informações de transporte e código de tempo, além de uma visualização em miniatura colorida do clipe atual sendo gravado ou reproduzido. Ela também exibe dados do status de gravação de cada cartão, assim como formato de vídeo, informações sobre a taxa de quadros e níveis de áudio, tudo no mesmo display.

Ainda, grava tanto em cartões SD quanto em cartões UHS-II de alto desempenho. Os clientes podem usar cartões SD padrão, ou cartões UHS-II para gravação Ultra HD. Os cartões SD são extremamente pequenos, portanto os clientes podem criar uma biblioteca inteira ocupando uma fração do espaço exigido por fitas e discos antigos. Além disso, “agora com a última atualização de software, as gravações do HyperDeck Studio Mini podem ter mais de 3 horas de duração em um único arquivo, e com a última atualização de software, o HyperDeck Studio Mini pode gravar SD, 720p, 1080p e agora formatos HD 1080i verdadeiramente entrelaçados em H.264, permitindo que os teledifusores reduzam custos mesmo enquanto gravam e arquivam milhares de horas de vídeo. Os arquivos H.264 são extremamente pequenos, com taxas de compactação variando de 36:1 a 124:1, o que oferece tamanhos de arquivo menores e vídeos com qualidade broadcast. Com o software mais recente, os arquivos H.264 agora têm áudio AAC para que os clientes possam fazer o upload de gravações diretamente para o YouTube”.

O HyperDeck Studio Mini inclui compartimentos duplos para gravações ininterruptas. Quando o primeiro cartão fica cheio, a gravação continua automaticamente no próximo cartão. Isso significa que os clientes nunca precisam se preocupar com a perda de um plano de imagem importante. Isto é perfeito ao gravar em eventos ao vivo, pois os cartões são substituíveis em funcionamento, assim os clientes podem trocar um cartão cheio por um vazio enquanto a gravação continua no outro compartimento.

As conexões SDI e HDMI são multitaxa e, portanto, compatíveis com formatos televisivos SD, HD e Ultra HD. Os formatos SD incluem NTSC e PAL. Os padrões HD 720p incluem 720p50 e 59.94p. Os formatos HD 1080i entrelaçados incluem 1080i50, 59.94 e 60. A última atualização de software significa que os clientes obtêm suporte para entrelaçamento verdadeiro em arquivos H.264, tornando o HyperDeck Studio Mini perfeito para radiodifusores. Os formatos 1080i HD incluem 1080p23.98, 24, 25, 29.97, 30, 50, 59.94 e 60p. Os clientes podem até trabalhar com formatos PsF 1080. Se os clientes estiverem trabalhando em Ultra HD, os formatos de até 2160p30p são suportados via 6G-SDI.

A Ethernet de 1G integrada significa que o HyperDeck Studio Mini é perfeito para painéis digitais e como servidor broadcast. Com as últimas atualizações de software, agora é possível transferir até 110 megabytes por segundo, o que é tão rápido que permite copiar arquivos de vídeo no mesmo ritmo de um cartão SD. Para carregar arquivos de mídia remotamente, os clientes podem usar o protocolo FTP ou um software de cliente FTP comum. Os clientes também podem controlar o HyperDeck remotamente usando um protocolo simples baseado em texto, portanto é fácil usar Telnet para testar os comandos de controle.

“Esta é uma enorme atualização de software para o HyperDeck Studio Mini. É quase como um modelo totalmente novo, mas por ser uma atualização de software, milhares de clientes vão obtê-lo de graça”, disse Grant Petty, diretor executivo da Blackmagic Design. “Com um novo codec H.264, um novo codec de áudio AAC, gravações de arquivo único mais longas e melhorias na qualidade do vídeo, achamos que os nossos clientes vão adorar essa nova atualização.”