Rede Anhanguera adota soluções Viacast na distribuição de sinal

Afiliada Globo para Goiás e Tocantins tem seu sinal distribuído para 192 municípios em ambos os estados, atendendo aproximadamente 6.500.000 telespectadores.

No início de 2020 entrou em funcionamento um projeto fundamental para uma das operações da emissora. O sinal gerado em Araguaína (TO) tem como um de seus destinos a cidade de Itaguatins (TO), retransmissora que distribuiu o conteúdo para outras 14 cidades da região. Até então para o sinal chegar ao destino era utilizada uma rota com link de microondas, passando por um posto de repetição na cidade de Campestre do Maranhão (MA).

Essa operação passou a se tornar um problema devido ao vandalismo, com altos índices de depredação e furtos aos equipamentos utilizados para o transporte do sinal, deixando por várias vezes a emissora fora do ar nas localidades atendidas.

“Os custos elevados para a reposição e a manutenção dos equipamentos do posto nos chamou a atenção, precisávamos mudar totalmente a operação, e a retirada do posto de Campestre era certamente a melhor opção”, disse Carlos Cauvilla, diretor de tecnologia da emissora.

A partir disso, em 2019, estudos levaram ao alinhamento do projeto com as soluções oferecidas pela Viacast, e em dois (2) meses tudo estava pronto para a mudança.

A operação, explica a Viacast em comunicado, agora seria feita ponto a ponto, utilizando um o equipamento XCODER e Encoder para codificação do sinal na origem, um link de internet para o tráfego, e na outra ponta um XCODER Decoder para recepção.

“Conseguimos avançar bem rápido com o projeto, nosso planejamento se cumpriu como esperado e tivemos, já no primeiro momento, ganhos operacionais e econômicos”, afirmou João Mendes Jr., gerente de redes e telecomunicações.

“Após aproximadamente 3 meses sentimos nitidamente os impactos do novo modelo, seja por ter desativado um posto remoto de alto custo, e  também pelo processo mais enxuto, totalmente dentro dos domínios da emissora, aumentando as garantias de uptime do canal”, finalizou Cauvilla.