Pulverização da audiência exige novas ideias tanto de produtos como de monetização

Costa, da CNN: A cada minuto uma nova mídia surge e outra perece. Precisamos evoluir o tempo todo

O Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento do SET Expo reuniu, em seu segundo dia, especialistas e executivos para discutir estratégias para prosperar em um mercado digital e em transformação.

Em comum, Acácio Luiz Costa e Eduardo Coutinho vieram preparados para discutir as últimas novidades de suas empresas. Costa, secretário executivo do conselho da CNN Brasil, falou sobre a expansão do sinal da emissora para todo o país, de forma aberta e via satélite.

“A cada minuto uma nova mídia surge e outra perece. Precisamos evoluir o tempo todo”, disse. “Não vendemos publicidade. Vendemos soluções de comunicação. Por isso, quando da prospecção e comercialização de espaços comerciais, precisamos de profissionais multiplataformas, que pensam diferente e que entendam as demandas e o negócio do cliente”.

Já Coutinho, como diretor de planejamento comercial da Warner Bros Discovery, comentou a recente fusão que resultou no novo grupo, cujo propósito é unir dois universos: a emoção da Warner e a vida real da Discovery. “Queremos oferecer um ecossistema completo, com cinema, streaming, games, TV linear e digital, eventos e produtos de consumo”, afirmou. “Ante a fragmentação da audiência, provemos um portfólio de oportunidades para nossos clientes, seja em esporte, realities ou dramas”.

Mathias Guille, vice-presidente da Broadpeak, e Thiago Fernandes, CEO da Nextdial, por outro lado, abordaram tendências do setor. Guille mostrou como a integração do streaming pago com a publicidade está avançando a passos largos e que mesmo players, antes refratários, estão abraçando a solução, como Netflix e Disney. Segundo ele, trata-se de um modelo híbrido que ajuda tanto a reter clientes como atrair novos consumidores.

Fernandes, por fim, ressaltou como é importante captar dados e analisar hábitos de consumo. Segundo ele, todas as mídias devem saber ou menos perguntar à sua audiência o que ela compra, bem como quando e por que adquire determinado produto. “Assim, você consegue mapear os desejos e motivações das pessoas e, consegue, com mais facilidade, fechar contratos de publicidade multiplataforma”.